Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º35 09/11/2010

O Instituto Açoriano de Cultura promove na sua galeria no próximo dia 11 de Novembro, quinta-feira, pelas 21h00, a sexta conferência do ciclo «Conversas à Janela» intitulada A NATO e a Segurança Internacional, que contará com a presença do Dr. Miguel Monjardino, professor no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa.

Com o objectivo de antever as matérias em debate na próxima cimeira da NATO, a realizar em Lisboa nos próximos dias 19 e 20 do corrente mês de Novembro, o conferencista abordará os eventuais cenários para a futura função da NATO em matérias como a segurança internacional, bem como as expectativas que os seus parceiros levarão para o encontro.

A iniciativa agora renovada, que o IAC coloca na presente conferência, visa continuar o debater de matérias actuais, que interferem directamente no nosso futuro colectivo, incrementando e desenvolvendo o conhecimento fundamentado de temas fulcrais para a sociedade onde se insere.

Miguel Monjardino é professor - convidado de Segurança Internacional no Instituto de Estudos Políticos e de Geopolítica e Geoestratégia na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É licenciado em Direito (Jurídico-Económicas) pela Faculdade de Direito de Lisboa e fez o seu mestrado em Segurança Internacional no Graduate Institute of Political and International Studies na Universidade de Reading (Inglaterra). Os seus interesses de investigação incluem estratégia nuclear, a política de segurança e defesa dos EUA, o euro-atlantismo e questões de grande estratégia. Miguel Monjardino é colunista do semanário Expresso e analista de política internacional na SICNotícias e TSF Rádio Notícias.