Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º26 30/06/2010

Ciclo de Conferências «Conversas à Janela»
«DE BRASÍLIA À IDEIA DE CIDADE E ARQUITECTURA»,
pelo Arquitecto André Tavares

O IAC–Instituto Açoriano de Cultura promove no próximo dia 2 de Julho, sexta-feira, pelas 21h00, na sua Galeria, a quinta conferência do ciclo «Conversas à Janela» intitulada De Brasília à ideia de cidade e arquitectura, que contará com a presença do Arq. André Tavares, professor na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.

O conferencista abordará, a propósito do cinquentenário da cidade de Brasília (20-21 de Abril de 2010), o processo de concepção e construção de uma cidade que se transformou num símbolo do século XX. Da vontade de afirmação nacionalista, que emerge desde meados do século XIX, à complexa passagem para o poder autárquico no início do século XXI, a arquitectura de Brasília concentra vários aspectos do debate arquitectónico. Partindo desse exemplo único esta conferência abre pistas para um debate em torno do urbanismo, das tecnologias construtivas, da imagem da modernidade, da preservação do património, dos conflitos sociais e da construção da paisagem.

André Tavares (Porto, 1976) licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2000), frequentou a École Polytechnique Fédérale de Lausanne, (1998/1999) e a Accademia di Architettura di Mendrisio (2003-2004), Suíça. Doutorado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2009) com a tese O tráfico do moderno, episódios da presença do betão armado nas estratégias de projecto dos arquitectos nos primeiros anos do século XX, resultante de trabalhos de investigação em Paris e São Paulo. É autor dos livros Arquitectura Antituberculose, trocas e tráficos na construção terapêutica (Faup-publicações, 2005), Os fantasmas de Serralves (Dafne, 2007) e Novela Bufa do Urbanismo em Concreto (Dafne, 2009). É professor convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e coordenador editorial da Dafne Editora.