Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º23 27/05/2010

Cinema Português | IAC-Instituto Açoriano de Cultura

«Águas Mil» de Ivo M. Ferreira

Sábado, 29 de Maio de 2010, pelas 18h00, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

Pedro (interpretado por Gonçalo Waddington) é um jovem encenador cheio de dúvidas sobre a peça de teatro político que tem nas mãos e a atravessar uma crise pessoal. Para além do questionamento do radicalismo revolucionário que essa peça coloca e que interpela directamente o seu próprio passado familiar, Pedro mostra-se também confuso com as novas responsabilidades e expectativas decorrentes da gravidez da namorada (Joana Seixas).

A encenação parece indefinidamente bloqueada até que Pedro faz uma descoberta em casa da avó, que poderá explicar o desaparecimento do seu pai logo após a Revolução dos Cravos. Na caravana em que a família o costumava levar para férias em miúdo, Pedro encontra dois revólveres e vários documentos que lançam uma nova luz sobre tudo o que lhe tinham dito sobre a misteriosa figura do pai.

Parte à procura de respostas, deixando todas as responsabilidades imediatas para trás. O filme de Ivo M. Ferreira, que assina aqui a sua segunda longa-metragem, é uma interpelante e rara revisitação ficcional de algumas memórias pós-revolucionárias portuguesas.

Realização: Ivo M. Ferreira
Elenco: Gonçalo Waddington, Joana Seixas, Adelaide João, Cândido Ferreira, Lídia Franco, Hugo Tourita
Género: Drama
Portugal: 2008
Duração: 1h 30m
Classif.: M/12
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=PbrKJSudwQU