Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 19 18/05/2010


Ciclo de Conferências «Conversas à Janela»
PROJECTOS ESPECÍFICOS PARA UM CLIENTE GENÉRICO, pelo Arquitecto Pedro Bandeira

O IAC–Instituto Açoriano de Cultura promove no próximo dia 21 de Maio, sexta-feira, pelas 21h00, na sua Galeria, a quarta conferência do ciclo «Conversas à Janelas» intitulada Projectos Específicos para um Cliente Genérico, que contará com a presença do Arq. Pedro Bandeira, professor auxiliar no Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho.

Segundo Pedro Bandeira «o urbanismo é um assunto demasiado sério para ser deixado aos urbanistas. A cidade é uma construção plural da qual todos somos responsáveis, só assim terá sentido a defesa de um espaço público no seu sentido mais democrático e participativo. É sobre este tema, essencialmente estruturado a partir do conceito de "direito à cidade" (H. Lefebvre) que se propõe exibir, no âmbito da arquitectura, da arte e da cidadania, casos que, essencialmente a partir dos anos sessenta, possam estimular uma reflexão sobre o espaço público contemporâneo. Por último apresentar-se-ão alguns dos Projectos Específicos para um Cliente Genérico desenvolvidos nos últimos anos por Pedro Bandeira, procurando uma abordagem em que a teoria assume os contornos de uma prática que não sendo possível também não deixará de ser plausível».

Pedro Bandeira (1970) formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1996. A convite do Instituto das Artes e do Ministério da Cultura representou Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza (2004) e na Bienal de Arquitectura de São Paulo (2005). É autor de "Projectos Específicos para um Cliente Genérico” – uma antologia de trabalhos desenvolvidos entre 1996 e 2006 (Porto: Editora Dafne). Em 2007 concluiu a tese de doutoramento sob o título “Arquitectura como Imagem, Obra como Representação: Subjectividade das Imagens Arquitectónicas”. Foi comissário da região norte da edição 2006-2008 do Portugal Habitar. Está actualmente a preparar a realização de dois seminários: Na Superfície, Imagens de Arquitectura e Espaço Público em Debate (com Pedro Leão, na FAUP) e Megaestruturas, Arquitectura e Jogo (com Nuno Grande, na EAUM).