Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 08 09/02/2010


 

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta na sua galeria na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, pelas 18h00, uma exposição colectiva de arte plásticas intitulada «Identidade – [Re]conhecer o Instituto Açoriano de Cultura».

Tomando como ponto de partida a peça escultórica de Jorge Vieira, personificando as conhecidas "figuras de convite" muito utilizadas na arquitectura nos séculos XVIII e XIX, assume-se como objectivo do IAC desafiar a população em geral e todos aqueles que visitam a ilha Terceira neste período de Carnaval, a visitarem o nosso espaço sede e a sua galeria, de modo a poderem tomar contacto com os nossos projectos e preocupações, dando-nos ainda a possibilidade de, a partir desses contactos informais, nos serem dadas pistas para novas acções, consentâneas com os interesses da sociedade que nos envolve e com a qual temos um compromisso claramente assumido.

Esta exposição é composta por um conjunto diversificado de obras de arte concedidas, nos últimos anos, a este Instituto pelos mais consagrados artistas portugueses da actualidade, todos eles com significativa projecção nacional e internacional. Referimos a nomes como José de Guimarães, Jorge Vieira, Leonel Moura, José Nuno da Câmara Pereira, Júlio Pomar, Graça Morais, Pedro Calapez, Vieira da Silva, Paula Rego, Bartolomeu dos Santos, Daciano da Costa, Henrique Valero, entre outros, que tivemos o gosto e a honra de receber nos Açores no âmbito de diversas actividades do IAC.

O objectivo desta apresentação visa cativar novos públicos, para além de fidelizar o seu público natural, dando a conhecer à sociedade envolvente o diferenciado espólio de arte do IAC que abrange diversas técnicas tais como a pintura, fotografia, desenho, gravura, serigrafia e escultura.

Esta exposição estará patente ao público até ao próximo dia 31 de Março e poderá ser visitada de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.