Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 41  29/12/2005

Terramoto 1.1.80 | novas imagens



O OVGA-Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e o IAC-Instituto Açoriano de Cultura, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promovem a apresentação, no próximo dia 1 de Janeiro, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, pelas 15:30 horas, de um álbum de fotografia que aborda as consequências imediatas do Terramoto de 1 de Janeiro de 1980.

O lançamento deste álbum, intitulado Terramoto 1.1.80 | novas imagens, acontece precisamente no dia em que se encerram as comemorações da passagem dos 25 anos sobre aquela catástrofe que atingiu as ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa

O álbum, numa edição do OVGA, resulta de um extenso trabalho de recolha e selecção de imagens coordenado por Jorge Paulus Bruno, Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, e por Victor Hugo Forjaz, Presidente do OVGA.

Nas palavras de Jorge Bruno «Este é um livro que, intencionalmente, fala por imagens, agrupadas em três grandes temas: a Destruição, a Dor e o Socorro (...) é uma homenagem aos que perderam a vida em consequência deste trágico sismo e também a todos os que sentiram a dor que ele provocou».

No seu texto, Victor Hugo Forjaz «elogia os que permitiram que Angra do Heroísmo mantivesse, pelo menos, na “cidade velha”, a arquitectura que sempre a evidenciou». Ainda segundo este cientista, o terramoto, apesar de toda a sua destruição, com evidentes prejuízos sociais e materiais, «consequenciou a modernização dos estudos geológicos dos Açores e incrementou a instalação do Serviço Regional de Protecção Civil…».

A acompanhar a apresentação de Terramoto 1.1.80 | novas imagens, será inaugurada no local uma exposição sobre o mesmo tema, composta por uma selecção das imagens que integram o álbum, a qual poderá ser visitada até ao dia 10 de Janeiro de 2006.

Esta obra está à venda na Livraria Virtual