Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 40  14/12/2005

Intervenção de Artistas Plásticos na obra do Atelier de Nuno Teotónio Pereira
Exposição


O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, em colaboração com o Museu Jorge Vieira (Beja) e com a Câmara Municipal da Horta, apresenta na ilha do Faial a exposição «Intervenção de Artistas Plásticos na obra do Atelier de Nuno Teotónio Pereira».

A inauguração da exposição na Horta será dia 16 de Dezembro, pelas 17:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde estará patente ao público até ao dia 13 de Janeiro de 2006.

Esta exposição compreende um vasto conjunto de registos de obras plásticas que foram criadas e que são complementares de projectos de arquitectura realizados no atelier do Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, de há muitos anos uma figura de elevado prestígio e respeitabilidade no panorama dos arquitectos portugueses.

Com o atelier de Nuno Teotónio Pereira, há décadas situação na Rua da Alegria, em Lisboa, colaboraram muitos arquitectos e artistas plásticos como Jorge Vieira, António Paiva, António Lino, Frederico George, Almada Negreiros, José Escada, Manuel Cargaleiro, Bartolomeu Costa Cabral, António Charrua, Vasco Pereira da Conceição, António Alfredo, Querubim Lapa, Nuno Portas, Maria Keil, João Segurado, Lima de Freitas, Rogério Ribeiro, Fernando Conduto, Pedro Vieira de Almeida, Eduardo Nery, Irene Buarque, Pedro Morais, Helena Almeida e Pedro Chorão, António Freitas e Pedro Botelho.

Ainda no âmbito destes colaboradores contam-se dois artistas plásticos açorianos: António Dacosta (com uma intervenção na Estação do Metro do Cais do Sodré) e José Nuno da Câmara Pereira (com uma intervenção na Igreja de Almada).

Podem ainda ser observadas imagens de uma obra da artista Graça Costa Cabral criada para o edifício do balcão da Caixa Geral de Depósitos na Horta, cujo projecto foi da autoria de Nuno Teotónio Pereira.

Esta é uma exposição onde se explora a complementaridade da arquitectura e das artes plásticas numa dinâmica rica e participada por inúmeros intervenientes.

A mostra, que conta com o apoio da Direcção Regional da Cultura, já foi realizada em Ponta Delgada (Academia das Artes dos Açores), de 7 a 22 de Outubro do corrente ano, e em Angra do Heroísmo (Palácio dos Capitães Generais) de 18 de Novembro a 2 de Dezembro.