Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 38  24/11/2005

Nova edição das Cantigas do Povo dos Açores, de Francisco José Dias

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura e o ICPL-Instituto Cultural de Ponta Delgada reeditaram a obra Cantigas do Povo dos Açores, do Tenente Francisco José Dias, obra que constitui uma vasta recolha de canções populares, no âmbito da música tradicional açoriana, em que o autor se empenhou ao longo de mais de quarenta anos.

Esta obra, originalmente ditada em 1981 pelo IAC-Instituto Açoriano de Cultura, poucos meses após o falecimento do seu autor, alcançou um interesse e uma procura consideráveis, levando a que, em pouco anos, se encontrasse esgotada.

Face às frequentes solicitações de reprodução de partes desta obra, foi decidido proceder a uma nova edição do seu conteúdo, tendo sido, desde logo, colocada de parte a possibilidade de uma reedição em livro, tendo-se optado pelo suporte multimédia, com o recurso às técnicas de informação e comunicação, hoje ao alcance da generalidade dos cidadãos. Assim, a edição em CD-ROM multimédia, tem como objectivo o voltar a colocar à disposição dos estudiosos e dos interessados pela da música tradicional açoriana este conteúdo, até agora pouco acessível. Com o suporte escolhido, surgem diversas mais-valias, das quais se salientam algumas das mais relevantes: pesquisa livre sobre todo o texto; impressão não só do texto como também das partituras em escrita musical estandardizada; audição das músicas.

Na realização deste projecto intervieram várias equipas. Desde logo, a equipa da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), coordenada pelo Arqº Roberto Tonera, no âmbito do Projecto Fortalezas Multimédia, que assegurou a passagem a formato digital de todo o conteúdo do livro e desenvolveu todo suporte, para além de ter desenhado a apresentação gráfica.

Outras equipas tiveram intervenção na da revisão dos textos e na laboriosa revisão das partituras e dos ficheiros sonoros. Estas já se situaram sob a coordenação das duas instituições editoras do CD-ROM e tiveram como coordenadores, respectivamente, o Dr. Jorge A. Paulus Bruno e o Dr. João Paulo Constância, que, de resto, dirigiram o projecto desta edição multimédia.

No âmbito das revisões justifica-se ainda deixar expresso que se procurou, sempre que possível, respeitar o original. Somente se procedeu a alterações pontuais, em casos de falhas ou incorrecções, de impressão ou de outra natureza, suficientemente evidentes e cujas opções de rectificação não suscitassem qualquer dúvida.

Regista-se ainda que a edição deste CD-ROM é realizada com um apoio financeiro directo da Direcção Regional para a Ciência e Tecnologia, do Governo Regional dos Açores, através de uma candidatura apresentada ao programa INFOTEC, e com o apoio de várias outras instituições que se associaram ao projecto.

A cerimónia de lançamento do CD-ROM «Cantigas do Povo dos Açores», do Tenente Francisco José Dias, terá lugar no dia 27 de Novembro de 2005, pelas 15 horas, no Coliseu Micaelense, sendo a edição apresentada pela Dra. Maria António Fraga (Esteves), seguindo-se o Festival de Bandas Filarmónicas do Concelho de Ponta Delgada.

Esta obra encontra-se à venda na Livraria Virtual