Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 37  22/11/2005

Exposição de desenhos de Jorge Vieira

Dando continuidade ao seu projecto de exposições no domínio das artes visuais, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta nos Açores a obra de Jorge Vieira, a qual é hoje uma importante referência no contexto da arte contemporânea da segunda metade do século XX, em Portugal.

Com inauguração na próxima 5ª feira, dia 24 de Novembro, pelas 18h30, a exposição Desenhos de Jorge Vieira será apresentada na Academia das Artes Açores, em Ponta Delgada, onde estará patente até ao dia 17 de Dezembro.

De acordo com Jorge Bruno, “o conjunto de desenhos que integra esta exposição é revelador de uma notável obra artística que deixou marcas numa geração e projectou o seu criador”. Estas “esculturas desenhadas” são identificadoras de uma das várias vertentes criativas de Mestre Jorge Vieira e ilustrativas da sua genialidade.

Jorge Vieira, um escultor de mãos impacientes, marcou com a sua obra a arte contemporânea da segunda metade do século XX, não só por ter defendido a ruptura com o que se fazia até então no campo das artes, mas também por ter introduzido novos conceitos de estética que deram um sério contributo para revolucionar a escultura contemporânea.

A realização desta exposição faz-se no âmbito de uma parceria cultural estabelecida entre o IAC-Instituto Açoriano de Cultura e o Museu Jorge Vieira - Casa das Artes, da Câmara Municipal de Beja, instituição detentora de um significativo espólio do artista, incluindo os desenhos agora apresentados nos Açores.

Depois de apresentada em Ponta Delgada, esta exposição estará patente ao público no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, de 13 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2006.

Mais informação