Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 27  06/10/2005

Intervenção de Artistas Plásticos na obra do Atelier de Nuno Teotónio Pereira
Exposição


O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, em colaboração com o Museu Jorge Vieira (Beja) e a Academia das Artes dos Açores, apresenta nos Açores a exposição «Intervenção de Artistas Plásticos na obra do Atelier de Nuno Teotónio Pereira».

A primeira apresentação terá lugar de 7 a 22 de Outubro em Ponta Delgada, na Academia das Artes dos Açores, a que se seguirá a apresentação no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, de 18 de Novembro a 2 de Dezembro.

Esta exposição compreende um vasto conjunto de registos de obras plásticas que foram criadas e que são complementares de projectos de arquitectura realizados no atelier do Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, de há muitos anos uma figura de elevado prestígio e respeitabilidade no panorama dos arquitectos portugueses.

Com o atelier de Nuno Teotónio Pereira, há décadas situação na Rua da Alegria, em Lisboa, colaboraram muitos arquitectos e artistas plásticos como Jorge Vieira, António Paiva, António Lino, Frederico George, Almada Negreiros, José Escada, Manuel Cargaleiro, Bartolomeu Costa Cabral, António Charrua, Vasco Pereira da Conceição, António Alfredo, Querubim Lapa, Nuno Portas, Maria Keil, João Segurado, Lima de Freitas, Rogério Ribeiro, Fernando Conduto, Pedro Vieira de Almeida, Eduardo Nery, Irene Buarque, Pedro Morais, Helena Almeida e Pedro Chorão, António Freitas e Pedro Botelho.

Ainda no âmbito destes colaboradores contam-se dois artistas plásticos açorianos: António Dacosta (com uma intervenção na Estação do Metro do Cais do Sodré) e José Nuno da Câmara Pereira (com uma intervenção na Igreja de Almada).

Esta é uma exposição onde se explora a complementaridade da arquitectura e das artes plásticas numa dinâmica rica e participada por inúmeros intervenientes.

Apoiam a sua apresentação nos Açores a Direcção Regional da Cultura, o Hotel do Colégio, o Grupo SATA e a Worten.