Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 24  21/09/2005

Prémio SECIL – Arquitectura 2004
Estádio Municipal de Braga



Numa iniciativa do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitectos e da Casa da Cultura da Terceira/Direcção Regional da Cultura, é apresentada em Angra do Heroísmo, no Palácio dos Capitães Generais, de 23 de Setembro a 21 de Outubro, uma exposição sobre o Estádio Municipal de Braga.

O Estádio Municipal de Braga, construído em 2004 para o Mundial de Futebol, é um projecto assinado pelo conceituado arquitecto Eduardo Souto Moura, ao qual foi atribuído o Prémio SECIL Arquitectura 2004, por um júri constituído pelos arquitectos Nuno Portas (presidente), Pedro Maurício Borges, Paula Santos, João Belo Rodeia, Armindo Alves e Ana Tostões.

Pela sua importância como objecto arquitectónico de singular qualidade estética e construtiva, esta construção foi distinguida com o mais importante prémio nacional no domínio da arquitectura: o Prémio SECIL.

De acordo com Souto Moura, «hoje o futebol é um espectáculo, tal como o cinema, o teatro e a televisão, daí a opção de fazer apenas duas bancadas. Hoje ninguém aguenta ver uma peça do Peter Handke em “zoom”, atrás das balizas. (…) A cobertura surgiu inicialmente como uma longa pala contínua, mas por condicionamentos (…) optamos por eleger como referência as pontes Incas do Perú. Com uma altura de 40 metros, o Estádio ficará adoçado a duas praças com o mesmo desnível. Sendo assim, o Edifício poderá servir de "âncora" à organização do território, na emergente expansão da cidade a Norte. A Sul, também foi assim há vinte anos, no Mercado do Carandá. Hoje sem romantismos, estou a amputá-lo, para que não morra de gangrena.»

A exposição agora apresentada em Angra do Heroísmo é uma realização da Ordem dos Arquitectos e destina-se a uma itinerância com o objectivo de divulgar este «soberbo projecto», como qualificou Nuno Portas, presidente do júri que lhe conferiu o Prémio SECIL Arquitectura 2004.

Com inauguração no próximo dia 23 de Setembro (6ª feira), pelas 18 horas, no Palácio dos Capitães Generais, esta é uma oportunidade para que os amantes do futebol conhecerem de perto este estádio que constitui um invulgar ícone arquitectónico.