Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 15  24/05/2005

Mesas-redondas: Arte, Tecnologia e Inteligência Colectiva

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura e a Casa da Cultura da Terceira levam a efeito duas mesas-redondas sobre o tema «Arte, Tecnologia e Inteligência Colectiva», em São Miguel e na Terceira, com a participação do artista, crítico de arte, ensaísta, pedagogo, escritor e produtor cultural António Cerveira Pinto.
Dando continuidade a um projecto destas duas instituições, que tem por objectivo suscitar a reflexão e debate no seio da sociedade açoriana de temas relacionados com as novas expressões contemporâneas em determinadas áreas, nomeadamente na arquitectura e no design, estas mesas-redondas realizam-se nos dias 27 de Maio, no Hotel do Colégio, em Ponta Delgada, pelas 21h30, e no dia 28, no Museu de Angra do Heroísmo, pelas 15 horas.

Abertas ao público em geral, estas mesas-redondas pretendem ainda servir de estímulo para a pré-inscrição dos criadores açorianos num workshop que o IAC-Instituto Açoriano de Cultura vai realizar sobre o mesmo tema de 3 a 9 de Julho próximo na ilha de Santa Maria, também sob a direcção de António Cerveira Pinto. A selecção dos participantes neste workshop será feita com base num questionário que será distribuído nestas mesas-redondas para preenchimento pelos interessados.

Estas acções inscrevem-se no âmbito da execução do PAAD (Projecto Atlântico de Arte Digital), projecto co-financiado pelo INTERREG III B e que envolve também instituições da Madeira, Canárias e Cabo Verde, do qual o IAC-Instituto Açoriano de Cultura é chefe de fila e tem como objectivo o intercâmbio dos artistas e criadores digitais da macaronésia.

Como tópicos de discussão para estas mesas-redondas foram estabelecidos os seguintes pontos: introdução aos novos média na criação artística actual; os novos modos e estratégias criativas; ferramentas intuitivas vs. ferramentas cognitivas; interdisciplinaridade e Inteligência Colectiva. Mais informação