Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 8  07/04/2005

Colóquio Internacional
Os Açores e a 2ª Guerra Mundial


No âmbito das suas actividades para o corrente ano de 2005, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura – com o apoio da Universidade dos Açores – vai assinalar a passagem dos 60 anos sobre a capitulação alemã após a 2ª Guerra Mundial, promovendo a realização de um colóquio internacional no dia 7 de Maio próximo, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Este colóquio, subordinado ao tema Os Açores e a 2ª Guerra Mundial, pretende constituir um fórum de reflexão e discussão sobre o papel desempenhado pelos Açores no quadro da 2ª Guerra Mundial e foi suscitado pelo trabalho de carácter jornalístico que o jornal Diário Insular tem vindo a desenvolver no sentido de dar a conhecer, de modo mais geral, o importante papel geo-estratégico que o Arquipélago dos Açores tem desempenhado ao longo dos tempos.

Para este efeito, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura convidou diversos especialistas nacionais e estrangeiros que vão abordar o tema nas seguintes perspectivas:

  • Os Açores no contexto político-institucional da época.
  • A importância geoestratégica e política dos Açores na definição dos cenários de guerra.
  • O quotidiano nas relações interpessoais entre os militares e a sociedade civil.
De entre os especialistas convidados contam-se os Prof.s Doutores Norman Herz, Luís Andrade, António José Telo, Medeiros Ferreira, Doutor José Freire Antunes e General Manuel de Sousa Meneses. A abertura será feita pelo Presidente da Direcção do IAC, Dr. Jorge Paulus Bruno, e o encerramento pelo Magnífico Reitor da Universidade dos Açores, Prof. Doutor Avelino de Freitas de Meneses.

Para além da projecção de imagens relativas à presença de tropas nacionais e estrangeiras na ilha Terceira, durante este período, com base numa colaboração do Arquivo Histórico a Força Aérea e da Base Aérea N.º 4, será também projectado, com a colaboração da RTP-Açores, no decorrer do colóquio, um interessante documentário do Impereal War Museum, referente ao desembarque das tropas inglesas na Terceira e à construção da pista de aviação das Lajes, a que se seguirá uma mesa-redonda com a participação dos conferencistas e do público presente.

Os textos das intervenções, serão publicados num dossiê temático na Atlântida – Revista de Cultura 2005 (a sair do prelo em Dezembro do corrente ano) a qual, para além da sua edição em livro, terá também uma edição em suporte multimédia (CD-ROM), comemorativa dos 50 anos do IAC.