Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 4  15/02/2005

Exposição/Instalação de Escultura de Claudio Moraes Sarmento

Numa iniciativa do IAC-Instituto Açoriano de Cultura e da Academia das Artes dos Açores, com a colaboração da Carmina Galeria de Arte Contemporânea, estará patente ao público na ilha Terceira, de 19 de Fevereiro a 20 de Março, na Galeria Carmina (Outeiro do Galhardo, nº 13 A, Ladeira Grande), uma exposição/instalação de escultura de Claudio Moraes Sarmento intitulada INSIDE OUT.

Segundo Moraes Sarmento nestas obras procura-se aprofundar as reflexões acerca da condição humana, nomeadamente sobre a memória e identidade.

A intensidade emocional das esculturas remete para o nosso interior, testemunhando a nossa própria existência. Convertem-se em metáforas da nossa interioridade. Cada objecto condensa a possibilidade de associações nos confins das memórias evocadas no observador. Espaços por vezes não partilhados, escondidos, censurados. Associações privadas desencadeiam turbulências emocionais no observador, no qual se estimula o voyerismo, a curiosidade.

Trata-se de uma porta para aceder aos processos psíquicos internos, através da auto-estrada das emoções. O que pressupõe a possibilidade de identificações nos observadores, num processo de associação livre e descodificação individual.

Esta exposição – INSIDE OUT –, que foi apresentada em Ponta Delgada na Academia das Artes dos Açores, de 25 de Novembro a 5 de Dezembro, será inaugurada agora na ilha Terceira, com a presença do artista, no próximo dia 19 de Fevereiro, entre as 18:00 e as 20:00, na Carmina Galeria de Arte Contemporânea.