Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 1  28/01/2005

«Baleeiros em Terra», reportagem de rádio de Sidónio Bettencourt
apresentação nas Casas dos Açores de Lisboa e do Norte (Porto)

Nos dias 28 e 29 de Janeiro, nas Casas dos Açores de Lisboa e do Norte (Porto),o IAC-Instituto Açoriano de Cultura leva a efeito, em colaboração com estas instituições, a apresentação do CD multimédia «Baleeiros em Terra».

«Baleeiros em Terra» é uma reportagem de rádio da autoria do jornalista Sidónio Bettencourt, com sonorização e pós produção de Raul Resendes. Conquistou os grandes prémios «Reportagem Açores/rádio-95» e «Clube Português de Imprensa-95» e representou a RDP no concurso internacional de rádio «Prémios Ondas da SER-95», em Barcelona.

De acordo com o autor, «Baleeiros em Terra» é uma declaração de amor aos homens e mulheres do Pico que, da terra e do mar, escreveram com suor devoção e tragédia o cântico persistente da sua luta histórica: a heróica saga de baleação. Segredos, silêncios, memórias, medos, mistérios... Gente incompreendida de um só rosto, muitas vozes, um só tempo. Um só lugar: Lajes do Pico. Este é um olhar possível sobre a realidade económica, social, cultural e religiosa de um povo de fé, querer e crer, ética e rituais, lendas e fantasias. A morte e a sobrevivência no santuário das baleeias.

Este CD, que o IAC-Instituto Açoriano de Cultura editou com o apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico, foi apresentado ao público no âmbito da Semana dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, no final do mês de Agosto, com a presença do consagrado jornalista Adelino Gomes e em Setembro passado na Ilha Terceira, no Núcleo Museológico dos Altares.

Esta obra encontra-se à venda na Livraria Virtual