Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Projectos
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
AGS 3
AGS 4
 
 

Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas
CD I e II
Estes CDs estão disponíveis na livraria virtual

 
Conclusão da 1ª missão no Archivo General de Simancas
Março/2005

Lançamento e início da 2ª missão no Archivo General de Simancas
Setembro/2005

Edição do CD-ROM «Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas – 1»
Março/2005

Levantamento das Fontes Açorianas existentes no Archivo General de Simancas

O período da história peninsular que ficou conhecido sob a designação de União Ibérica ou Monarquia Dual (1580-1640) representou para o arquipélago dos Açores uma importante fase em termos políticos e militares. Desde logo, devido ao movimento de resistência que ali foi dinamizado, em particular na ilha Terceira, por influência de D. António, Prior do Crato. Os Açores prenderam ainda a atenção da dinastia Filipina em virtude do apoio fulcral que ofereciam à comunicação entre a Península Ibérica e as colónias ultramarinas, pelo que, face à hostilidade demonstrada por outras potências europeias, foi necessário desenvolver e manter estruturas de defesa permanentes.

Por essa razão, interessa ao IAC-Instituto Açoriano de Cultura desenvolver a pesquisa e recolha de toda a espécie de informação existente em arquivos nacionais e estrangeiros sobre este período.

Com esse objectivo, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura tem promovido, prioritariamente, a pesquisa e levantamento da documentação existentes no Archivo General de Simancas (Espanha), considerando a potencial novidade que ela pode representar para o conhecimento e estudo da construção da maior fortaleza filipina construída no Atlântico, o Castelo de S. João Baptista, na ilha Terceira, sem prejuízo de toda a outra documentação existente neste arquivo relacionada com outras fortificações açorianas e com os Açores em geral.

Para o efeito foi estabelecida uma parceria com duas instituições que asseguram a coordenação científica e metodológica da pesquisa e levantamento dessa documentação: o Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores.

Realizaram-se em 2001 e 2002 duas missões, com a deslocação de um investigador no Archivo General de Simancas, numa duração global de seis meses, no âmbito das quais foi recolhida a documentação que deu origem à edição do CD-1 Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas: Guerra y Marina (1590-1605), com o apoio da Direcção Regional da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Inventário do Património Imóvel dos Açores
História dos Açores
Projecto Atlântico
de Arte Digital
Última actualização em 2005-03-17