Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Projectos
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
Projecto Atlântico de Arte Digital
 
INTERREG III FEDER
 

Projecto Atlântico de Arte Digital

 

 
Mediateca de Arte Contemporânea
Eventos relacionados El Paiseje Inventada El Silbo Gomero Leonel Moura Sandra Rocha, fotografia digital
  MUNDOpequeno - Pintura de Eduardo Carqueijeiro Daciano da Costa Arte Digital
  Projecto Atlântico de Arte Digital    

Exposição de fotografia digital El Paisaje Inventado

El Silbo Gomero Espetáculo Multimédia

Leonel Moura Exposição da Obra de Robots Pintores

Exposição Virtual de Fotográfica da Macaronésia

José Nuno da Câmara Pereira DVD com exposição virtual, documentário e entrevista

MUNDOpequeno Exposição de pintura de Eduardo Carqueijeiro

Certame Macaronésio de Jovens Artistas Exposição

Exposição Daciano da Costa

Arte, Tecnologia e Inteligência Colectiva
Mesas redondas e Workshop
Material produzido pelos artistas que participaram no workshop

Mediateca de arte contemporânea

 
Outras actividades em preparação:

Opereta Pós-Moderna

Constituição da colecção de arte contemporânea
em curso

 

Autorização de divulgação de obras (47 Kb)

O PAADProjecto Atlântico de Arte Digital concretiza uma iniciativa transnacional promovida por seis instituições de âmbito macaronésio e é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Económico e Regional através do programa Interreg III-B Açores-Madeira-Canárias. Participam e colaboram na sua implementação o IAC-Instituto Açoriano de Cultura (chefe de fila), a Universidade de Madeira, a Almasud Records (Madeira), o Cabildo de Lanzarote, o Cabildo de Gran Canaria e a Direcção Geral de Património Histórico do Governo das Canárias, para além do Atelier Mar (Cabo Verde).

O objectivo princIpal do PAAD reside na criação de uma rede de cooperação e intercâmbio entre as distintas regiões que formam a Macaronésia, baseada na circulação de seus artistas que se dediquem à criação utilizando as novas tecnologias de comunicação, com vista a fomentar e estimular a investigação, o intercâmbio de experiências, a promoção dos artistas e a busca de novos públicos.

Desta circulação, o IAC pretende constituir uma colecção de arte contemporânea representativa dos criadores açorianos, madeirenses e canarinos contemporâneos e uma mediateca especializada em conteúdos de arte contemporânea, com especial incidência na digital art, destinada a reunir todo o tipo edições de obras relacionadas com as várias vertentes de expressão artística contemporânea.

Esta mediateca, pela sua especialização em digital art, será pioneira nos Açores e destina-se a ser utilizada no âmbito de trabalhos de investigação, de estudo ou de simples consulta sobre digital art por qualquer cidadão, mas fundamentalmente pelos criadores, desde os que participarão no intercâmbio promovido no âmbito deste projecto até quaisquer outros.

Actividades do projecto PAAD

O projecto desenvolve-se em três eixos fundamentais:

1. Intercâmbio atlântico de artistas contemporâneos no âmbito da digital art, com o desenvolvimento das seguintes acções:

a. Acolhimento nos Açores, na Madeira e nas Canárias de artistas provenientes das regiões parceiras:

  • Realização de workshops destinados a artistas das três regiões;
  • Realização de seminários, conferências, mesas-redondas, etc., com a participação de artistas das três regiões;
  • Realização de exposições colectivas com as obras dos artistas participantes nos workshops;
  • Realização de uma exposição retrospectiva do pintor José Nuno da Câmara Pereira;

b. Realização de um certame macaronésio de jovens artistas.

2. Constituição de uma colecção de arte contemporânea, representativa dos artistas açorianos, madeirenses e canarinos e de outros países limítrofes.

A constituição desta colecção de arte consubstancia dois propósitos subjacentes a este projecto:

  • em primeiro lugar, tem um carácter instrumental em relação ao processo de intercâmbio de artistas das regiões da Macaronésia, uma vez que as obras que vierem a integrá-la funcionarão como documentos passíveis de investigação e estudo por parte dos artistas que o projecto acolherá;
  • em segundo lugar, a constituição desta colecção vem potenciar futuras ligações culturais entre as três regiões, permitindo em concreto a divulgação da obra dos artistas madeirenses e canarinos junto do público e dos artistas açorianos.

De resto, a vertente desta colecção no campo da digital art macaronésica constitui um projecto pioneiro nos Açores, porquanto não existe até ao presente, quer ao nível público (museus, etc.), quer ao nível privado, qualquer núcleo de obras digitais de criadores contemporâneos que configurem as características de “colecção” representativa desta tendência da arte contemporânea.

Todo o espólio desta colecção poderá ser consultado num website próprio, para além de estar acessível fisicamente em instalações adequadas a providenciar no âmbito deste projecto.

3. Constituição de uma mediateca de arte contemporânea, que constituirá um núcleo documental altamente especializado em conteúdos de digital art.

Esta mediateca destina-se a reunir todo o tipo edições de obras relacionadas com as várias vertentes deste sector artístico da arte contemporânea, permitindo que qualquer pessoa interessada, através da Internet, de forma gratuita, possa aceder ao seu conteúdo, sem prejuízo de o poder fazer também fisicamente.

Este núcleo documental, pela sua especialização, será pioneiro nos Açores e destina-se a ser utilizado no âmbito de trabalhos de investigação, de estudo ou de simples consulta sobre arte contemporânea por qualquer cidadão, mas fundamentalmente pelos criadores, desde os que participarão no intercâmbio promovido no âmbito deste projecto até quaisquer outros.

Potencia-se, nesta mediateca, muito mais para além da obra editada em formato de livro (catálogos, álbuns, monografias, etc.), as edições em suporte digital, nomeadamente em CD-ROM e em DVD. Sem prejuízo desta preferência, assegurar-se-á, nos casos em que ainda se justifique, o suporte em vídeo (VHS e outros). A fotografia e o diapositivo constituirão também suportes utilizados.

O espólio que constituirá esta mediateca será proveniente da integração de uma biblioteca no campo das artes visuais pertencente ao IAC-Instituto Açoriano de Cultura, de ofertas e permutas com instituições com quem o IAC-Instituto Açoriano de Cultura se relaciona e se relacionará e de aquisições directas.

Inventário do Património Imóvel dos Açores
História dos Açores
Projecto Atlântico
de Arte Digital
Última actualização em 2005-03-17