Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Projectos
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
 
 

História dos Açores

 

 

O IAC LANÇA HISTÓRIA DOS AÇORES

A partir da próxima semana fica disponível e acessível ao público a primeira História dos Açores de carácter científico, publicada, em dois volumes, pelo Instituto Açoriano de Cultura.

A obra História dos Açores: do descobrimento ao século XX é a mais emblemática e esperada das obras que o Instituto Açoriano de Cultura tem vindo a fazer sair do prelo nos últimos anos. Este projecto editorial do IAC foi realizado ao longo dos últimos quatro anos sob uma prestigiada direcção científica composta por Artur Teodoro de Matos, Avelino de Freitas de Meneses José Guilherme Reis Leite e representa um orçamento de cerca de 150 mil euros.

A obra será apresentada pelo Prof. Doutor Eugénio dos Santos na ilha Terceira, na igreja da Fortaleza de S. João Baptista, na 2ª feira, dia 9, pelas 21h00, na ilha de S. Miguel, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, na 3ª feira, dia 10, também pelas 21h00, e em Lisboa, na sede da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, na 4ª feira, dia 12, pelas 18h30, numa sessão que será presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama.

Esta obra, em dois volumes, num total de 1440 páginas e 42 capítulos de 30 autores, aborda os Açores desde o descobrimento até ao final do século XX em grandes 6 grandes períodos históricos: “Génese e afirmação de uma nova sociedade” (1450-1642); “A estagnação e o desinteresse pelos Açores” (1642-1766); “Unir para dominar: a centralidade administrativa” (1766-1836); “A liberdade e os proveitos” (1836-1895); “Monarquia, República e Estado Novo: a adaptação às mudanças e o inconformismo com as diferenças” (1895-1976); “O triunfo da autonomia” (1976-2000). Ainda no final do segundo volume apresenta uma listagem dos Governantes dos Açores, uma extensa lista bibliográfica e um minucioso índice analítico.

Revelando-se muito satisfeito com a saída do prelo desta obra, Jorge A. Paulus Bruno, Presidente da Direcção do IAC e um dos principais responsáveis pelo projecto, afirma que dá por “alcançado e concluído o objectivo da escrita de uma História dos Açores com carácter científico que viesse colmatar a lacuna que há muito se constatava. Se alguns durante algum tempo não acreditaram que este desiderato fosse possível, muitos depressa acreditaram na sua concretização e todos agora aguardam este momento para a conhecerem e avaliarem.” Acrescenta ainda que “esta história pertence ao Povo dos Açores e certamente irá contribuir para um melhor entendimento, esclarecimento, aprofundamento e consolidação daquela que é a característica que primordialmente o distingue no contexto da Cultura Portuguesa: a Açorianidade.”

Para além do esforço técnico e humano empreendidos em torno deste projecto por uma significativa equipa que o IAC reuniu, esta obra representou também um substancial esforço financeiro para o que contou um substancial apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e com o recurso a um financiamento comunitário através do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III-B Açores, Madeira, Canárias, na âmbito da realização do Projecto Chronos.

Abraham Ortelius, Antwerp 1584


Inventário do Património Imóvel dos Açores
História dos Açores
Projecto Atlântico
de Arte Digital
Última actualização em 2005-03-17