Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 03 23/01/2018

http://cidh.createsend.com/t/ViewEmail/i/17CE2848B061631A2540EF23F30FEDED/C67FD2F38AC4859C/?tx=0&previewAll=1&

CIDH Boletim #8

   Divulgação das atividades realizadas entre os meses de outubro e dezembro de 2017 no âmbito da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, da Universidade Aberta (CIDH-UAb).

Programa Final do Congresso Um Construtor da Modernidade: Lutero – Teses – 500 Anos | A Grande Rutura. Olhares Cruzados sobre Lutero e a Reforma Protestante

   No dia 9 de outubro, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Lisboa), foi dado a conhecer o programa final do Congresso Um Construtor da Modernidade: Lutero – Teses – 500 Anos. 

   Nesta sessão, foi também apresentada, por Adérito Fernandes Marcos, Eduardo Lourenço, Joaquim Franco, José Brissos-Lino, José Eduardo Franco e Paulo Mendes Pinto, a obra A Grande Rutura. Olhares Cruzados sobre Lutero e a Reforma Protestante, coordenada por Porfírio Pinto. 

 

V Colóquio Jushumanista Internacional

    A 12 de outubro, o diretor da CIDH-UAb, José Eduardo Franco, apresentou, no V Colóquio Jushumanista Internacional sobre Rumos da pós-disciplinaridade na sociedade da informação – Direito, Política e Literatura, realizado na Casa Branca Gramido, a comunicação O projeto de Constituição Internacional no quadro da história do pensamento utópico universalista.

 

Obra Seleta de Augusto Mourão. O Vento e o Fogo | A Palavra e o Sopro | O Espelho e o Eco

   A Obra Seleta de Augusto Mourão. O Vento e o Fogo | A Palavra e o Sopro | O Espelho e o Eco, desenvolvida no âmbito da CIDH-UAb, foi apresentada no dia 13 de outubro, no Auditório do Convento dos Dominicanos de Cristo Rei (Porto), por Maria Augusta Babo (Universidade Nova de Lisboa), Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho), Isabel Morujão de Beires (Universidade do Porto) e Frei Bernardo Domingues (Ordem dos Pregadores).

 

Congresso de homenagem a D. Rodrigo de Moura Teles

  Entre 12 e 14 de outubro, José Eduardo Franco participou no Congresso de homenagem a D. Rodrigo de Moura Teles, realizado no Hotel Parque do Bom de Jesus em Braga, com a conferência de abertura subordinada ao tema Religião e política em Portugal na Época Moderna: Da cooperação à dissensão.

 

Colóquio As ordens religiosas e militares presentes no património imóvel da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

  José Eduardo Franco e Pinharanda Gomes apresentaram a comunicação Arrábidos: Um ramo português da viçosa árvore franciscana global no Colóquio sobre As ordens religiosas e militares presentes no património imóvel da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Mosteiro de Santos-o-Novo, Hospital de Santana, a 17 e 18 de outubro.

 

Congresso Internacional Revisões de Fátima

 No Congresso Internacional Revisões de Fátima, realizado na Universidade Fernando Pessoa, nos dias 20 e 21 de outubro, José Eduardo Franco falou sobre Aparições ou Distorções: Antifatimismo e as leituras divergentes do fenómeno de Fátima.

 

Seminários à Hora do Almoço | Ciclo do Norte 

 

Em outubro, teve início o Ciclo do Norte dos Seminários à Hora do Almoço, uma iniciativa do Círculo de Cipião – Academia de Jovens Investigadores, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), da CIDH-UAb, da Tertúlia Letras com Vida e do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (GEEC, da CIDH-UAb).

   Assim, no dia 12 de outubro, às 13h00, realizou-se, na Universidade Aberta do Porto, a primeira sessão, na qual José Eduardo Franco apresentou o Dicionário de Educação para o Empreendedorismo;a 27 de outubro, António Pedro Costa (Universidade de Aveiro/Ludomedia) falou sobre a Análise Qualitativa de Dados através do webQDA.

Princípio da Incerteza | RTP3

No dia 28 de outubro, o programa Princípio da Incerteza, da RTP3, foi dedicado a António Vieira, a pretexto da inauguração da estátua dedicada ao padre jesuíta, instalada no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, e da edição da Obra Completa Padre António Vieira, dirigida por José Eduardo Franco e Pedro Calafate.

Poder-se-á assistir ao programa através do link 

                                       

Colóquio Internacional Gracia Mendes Nasi

   A 29 de outubro, na sala Sophia de Mello Breyner Andresen, do Centro Cultural de Belém (Lisboa), realizou-se o Colóquio Internacional Gracia Mendes Nasi, que apresentou uma análise interdisciplinar desta portuguesa, de ascendência espanhola, do século XVI.

      Este evento, no qual participou José Eduardo Franco, teve o apoio científico da CIDH-UAb e da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste”, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

 

Conferências AndarIlhas

  O ciclo das Conferências AndarIlhas teve mais uma sessão a 30 de outubro,na qual foram apresentadas as seguintes conferências: Islamismo, por Ana Cristina Trindade; Judeus na Madeira, por José Xavier Dias; e Os Franciscanos na Madeira, por Frei Nélio Mendonça . 

    A iniciativa de Luísa Paolinelli e Cristina Trindade tem como propósito dar a conhecer, nas comunidades locais de cada concelho da Região Autónoma da Madeira, os conteúdos que integrarão o Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, coordenado cientificamente por José Eduardo Franco.

Encontro sobre 500 anos da Reforma Protestante: Ecos e influências em Portugal

   No dia 31 de outubro, realizou-se, no Museu de São Roque (Lisboa), o Encontro sobre 500 anos da Reforma Protestante: Ecos e influências em Portugal, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Neste encontro, José Eduardo Franco apresentou uma comunicação sobre a Obsessão das Origens: A Reforma Protestante no quadro das reformas do Cristianismo.   

Teixeira de Pascoaes – Pensamento e Missão (Volume III)

  O Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa) foi o local da apresentação, a dia 2 de novembro, da obra Teixeira de Pascoaes – Pensamento e Missão (Volume III), com a coordenação geral de Sofia A. Carvalho e a coordenação científica de Annabela Rita e José Eduardo Franco. 

 À apresentação, a cargo de Ernesto Rodrigues, seguiu-se um momento de leitura de poemas de Teixeira de Pascoaes.

Percurso à Descoberta dos Tesouros da Ilha

    No dia 3 de novembro, realizou-se o Percurso à Descoberta dos Tesouros da Ilha, que se iniciou no Museu do Açúcar e terminou no Museu do Bordado, no Funchal. A visita às duas instituições teve como mote o livro Tesouros da Ilha, da coleção Mais Madeira, cujas obras pretendem fazer chegar ao público infantojuvenil o resultado das investigações desenvolvidas pelo projeto do DEM - Dicionário Enciclopédico da Madeira. O volume Tesouros da Ilha consiste numa história da economia da Madeira, realizada com o propósito de cativar os pequenos-grandes leitores e de lhes dar a conhecer factos, personalidades e produtos ligados ao desenvolvimento da ilha. 

 

Fábulas do Sótão

O livro Fábulas do Sótão, da autoria de Luísa Antunes Paolinelli, foi apresentado a 7 de novembro, no Teatro Baltazar Dias, por Violante Saramago e José Eduardo Franco.

Esta obra inclui, como convite à reflexão e à escrita, Aforismos, de José Eduardo Franco, bem como ilustrações do artista toscano Massimiliano Merler. Durante o evento, deu-se a conhecer a página do Facebook da Editora Edições Esgotadas, dedicada a receber as fábulas e as ilustrações preparadas pelos leitores-escritores.

 

Conferências do Teatro: Madeira de A a Z

Durante o ano de 2017, realizaram-se as Conferências do Teatro: Madeira de A a Z, momentos de encontro entre investigadores culturais, académicos e a comunidade em geral, ocasiões em que se abordaram as temáticas (relacionadas com a história, a cultura e a ciência) tratadas no Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira

Assim, a 13 de outubro, sob o tema do Dia Mundial da Música, Rui Camacho e Paulo Esteireiro falaram sobre Música/Instrumentos Musicais. Na sessão seguinte, a 8 de novembro, dedicada ao Dia Mundial da Ciência, ao Dia Mundial do Urbanismo e ao Dia de Todos os Santos, Laurindo Sobrinho e Pedro Augusto falaram sobre Astronomia, Rui Campos Matos sobre Quintas Românticas da Madeira, e Rui Carita sobre Lápides Sepulcrais

 Esta foi uma atividade organizada pela Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a CIDH-UAb e com o CLEPUL.

 

Uma Utopia da Pedagogia Jesuíta no século XXI: A Educação Personalizada e Comunitária de Pierre Faure

Numa iniciativa da CIDH-UAb, Norberto Dallabrida (professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, historiador da Educação e especialista internacional em Pedagogia Jesuíta) proferiu a conferência Uma Utopia da Pedagogia Jesuíta no século XXI: A Educação Personalizada e Comunitária de Pierre Faure,no dia 15 de novembro, no Complexo Educativo do Colégio das Caldinhas (Santo Tirso). 

 

Editora da Universidade de Alcalá de Henares 

  A 13 de novembro, no Centro Cultural dos Exércitos, em Madrid, José Eduardo Franco discursou sobre Concílio de Trento no centro dos grandes debates da Modernidade, numa atividade promovida pela Editora da Universidade de Alcalá de Henares.

Atlântida - Revista de Cultura

  O Instituto Açoriano de Cultura (instituição parceira da CIDH-UAb) apresentou o volume LXII da Atlântida - Revista de Cultura, referente ao ano de 2017, em duas sessões: no dia 12 de novembro, na Ilha Terceira (no Bar da AJAIT - Praia da Vitória), e a 18 de novembro, em São Miguel (no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada).

 As apresentações estiveram a cargo de Ermelindo Peixoto (professor catedrático da Universidade dos Açores), que falou do conjunto de estudos inéditos sobre a “A Aviação Civil Açoriana e Portuguesa” que compõem o dossiê Asas sobre o Atlântico (incluído neste número e começado a publicar em 2014).

  O volume LXII da Atlântida - Revista de Cultura, composto pelas habituais cinco secções temáticas (Estudos e Criação Artística; Estudos e Criação Literária; Ciências Humanas; Dossiê Temático Asas Sobre o Atlântico; Outros Saberes), contém textos da autoria de Alfredo Caldeira; Ana Azevedo; António Pedro Lopes; Carlos Riley; Carolina Grau; Duarte Rosa; Ermelindo Peixoto; Filipe Leite; Hélder Fonseca Mendes; João Bosco Mota Amaral; José Adriano Ávila; José Guilherme Reis Leite; José Manuel Correia; José Vilhena e Paulo Noia Pereira; LEONARDO; Luís Filipe Silveira; Luís Vieira de Andrade; Maria Gabriela Castro; Maria José Cavaco; Nuno Ornelas Martins; Paulo Linhares Dias; Paulo J. M. Barcelos; Ricardo Madruga da Costa; Rosa Varela Gomes, Tânia Casimiro e José Luís Neto; Sara Leal; Sónia Bettencourt; Urbano Bettencourt; Vamberto Freitas; Vasco Rosa.

  Luís Godinho associou-se com a sua obra à conceção imagética da revista, sendo deste reconhecido fotógrafo as imagens da capa, contracapa e dos separadores interiores.

  Avessa a escolas ou a qualquer proselitismo de índole política, ideológica ou religiosa, a Atlântida - Revista de Cultura orienta-se apenas por critérios de qualidade científica, literária e artística, no respeito pela pluralidade de pontos de vista e pela tolerância.

 

A Bíblia em Portugal. A Bíblia na Idade Média

  A 23 de novembro, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Lisboa), Guilherme d’Oliveira Martins e José Eduardo Franco apresentaram o segundo volume de A Bíblia em Portugal, dedicado à A Bíblia na Idade Média, obra da autoria de Frei Herculano Alves.

 

     III Congresso Internacional do Tardo-gótico: Da traça à edificação (séculos XV e XVI)  

  Entre os dias 20 e 23 de novembro, decorreu, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o III Congresso Internacional do Tardo-gótico: Da traça à edificação (séculos XV e XVI), que promoveu o debate e a reflexão sobre as últimas investigações científicas desenvolvidas no contexto da arquitetura portuguesa e europeia dos séculos XV e XVI. 

   Este Congresso, organizado pelo ARTIS e pelo CLEPUL, ambos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com outras instituições internacionais, contou com a participação de vários investigadores e consultores da CIDH-UAb, quer nas suas sessões científicas, quer nas comissões organizadora, executiva e científica.

   

I Encontro de Investigação e Ciência da Universidade Aberta

   O Salão Nobre do Palácio Ceia (Lisboa) foi o local da realização do I Encontro de Investigação e Ciência da Universidade Aberta, a 30 de novembro, no qual José Eduardo Franco participou com a conferência Como evoluir na investigação e ciência em Portugal

                              Seminários à Hora do Almoço | Ciclo da Madeira

   No dia 30 de novembro, decorreu, no Campus da Penteada (Universidade da Madeira), a sessão IV dos Seminários à Hora do Almoço – Ciclo da Madeira, na qual Katarina Chvalova (University of Nitra, CPU, Slovakia, Erasmus Programme – UMa / FAH) falou sobre Individual variables and text comprehension in a foreign language.

Ciclo de Conferências História, Arte e Património da Raia Alentejana

    No âmbito da definição de estratégias de preservação e de divulgação do património da cidade de Elvas, a Liga do Museu Militar de Elvas preparou um ciclo de conferências dedicadas à apresentação de trabalhos de investigação ou de valorização patrimonial relacionados com a história e os bens culturais da raia alentejana, realizadas no Auditório do Museu Militar de Elvas.

 Assim, a 2 de dezembro, Joana Balsa de Pinho apresentou A Casa da Misericórdia de Elvas: arte e património.

Esta é uma iniciativa realizada pelo gabinete de investigação IMAGINARE, da CIDH-UAb, em parceria com o CLEPUL e o ARTIS, ambos da Universidade de Lisboa. O evento teve também o apoio da Câmara Municipal de Elvas e do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP).

 

Colóquio Francisco de Holanda (1517-2017). Pintura e Pensamento

A Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa) recebeu, a 4 de dezembro, o Colóquio Francisco de Holanda (1517-2017). Pintura e Pensamento, organizado pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro, pelo Observatório da Língua Portuguesa, pela Nova Águia, pelo Movimento Internacional Lusófono (MIL), pelo CLEPUL, pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), pela Tertúlia Letras com Vida, pela CIDH-UAb, entre outras instituições.

 

Simpósio Sociedades Vivas Cultura(s) em Negativo II: Representações, Religiões e Política

 A 5 de dezembro, José Eduardo Franco e Edgard Leite Ferreira proferiram a conferência de abertura do Simpósio Sociedades Vivas Cultura(s) em Negativo II: Representações, Religiões e Política, subordinada ao tema O poder mobilizador e criador da negatividade: Um projeto de mapeamento da cultura negativa em Portugal e no Brasil. Na tarde do mesmo dia, o diretor da CIDH-UAb e Rita Balsa de Pinho (investigadora da CIDH-UAb) falaram sobre Antiescolanovismo.

 Esta atividade, promovida pela GT História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH-RJ e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, realizou-se entre 5 e 7 de dezembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).

 Nesta jornada de trabalho, José Eduardo Franco estabeleceu as bases para uma parceria de cooperação em projetos científicos entre a CIDH-UAb e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, bem como com o Centro de História e Cultura Judaica. Para este centro, concedeu uma longa entrevista e gravou uma videoaula sobre a história dos jesuítas e dos cristãos-novos, no quadro da análise das representações, no campo epistemológico das Culturas em Negativo.

  No âmbito da sua estada no Rio de Janeiro, foi ainda conferido a José Eduardo Franco o título de Membro Correspondente da Academia Brasileira de Filosofia.

III Jornadas da Sociedade Portuguesa de Retórica

  José Eduardo Franco e Paula Carreira apresentaram a comunicação Retórica da ação em Vieira nas III Jornadas da SPR – Sociedade Portuguesa de Retórica realizadas entre 6 e 7 de dezembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Calendário Celebração do Tempo 2018 

   O calendário inter-religioso Celebração do Tempo 2018 foi apresentado nodia 11 de dezembro, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Lisboa), numa sessão onde estiveram presentesPedro Calado (Alto Comissário para as Migrações), Jorge Carvalho (Secretário Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira), Paulo Maria Bastos da Silva Dias (Reitor da UAb), José Eduardo Franco (diretor da CIDH-UAb) e Luísa Paolinelli (coordenadora do polo do CLEPUL na Madeira).

Debate | Mulheres e Europa

    A 13 de dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, Myrriam Boussahba-Bravard, Isabel Baltazar, Rosa Fina e Eva Alterman Blay foram as oradoras convidadas no debate sobre As Mulheres e Europa, moderado por Anne Cova e Isabel Lousada.

  Esta foi uma iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do seu Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da CIDH-UAb, entre outras instituições.

Seminário Permanente de Estudos Globais – Sessões XII a XIV

    De outubro a dezembro, realizaram-se, na Biblioteca da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (Lisboa), três sessões do Seminário Permanente de Estudos Globais, atividade desenvolvida pela Imprensa-Nacional Casa da Moeda no âmbito da  CIDH-UAb. A 10 de outubro, Alberto Vieira (Centro de Estudos de História do Atlântico) respondeu à questão Será o arquipélago da Madeira no século XV a primeira etapa da globalização?; a 17 de novembro, Manuel de Novaes Cabral (presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto) falou sobre O Vinho do Porto: marca identitária global; e a 14 de dezembro, Eduardo Paz Ferreira (presidente do Instituto Europeu e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) refletiu sobre a Europa e os desafios da globalização

 

       Assinatura de um Protocolo com a Câmara Municipal de Vila do Conde

      A 20 de dezembro, foi estabelecido um acordo de cooperação entre a CIDH-UAb e a Câmara Municipal de Vila do Conde. Na assinatura do protocolo estiveram presentes Maria Elisa de Carvalho Ferraz (presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde), Pedro Brochado (responsável pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde), João Relvão Caetano (pró-reitor para o Desenvolvimento Institucional e Assuntos Jurídicos da Universidade Aberta) e José Eduardo Franco (diretor da CIDH-UAb).

Portugal Católico. A beleza na diversidade

  No dia 21 de novembro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (Lisboa), realizou-se a primeira cerimónia de apresentação da obra Portugal Católico. A beleza na diversidade, dirigida por José Eduardo Franco e José Carlos Seabra Pereira. Nesta sessão, a obra foi apresentada por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e por Sua Eminência o Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente.

    As outras cerimónias de apresentação decorreram no Porto, a 28 de novembro; em Braga, a 30 de novembro; em Tomar, a 16 de dezembro; na Guarda e em Bragança, a 20 de dezembro. 

         

Assinatura de um Protocolo com a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama 

    No dia 22 de dezembro, a CIDH-UAb estabeleceu um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Setúbal,  a Junta de Freguesia de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama numa cerimónia que contou com a presença de Maria das Dores Meira (presidente da Câmara Municipal de Setúbal), Domingos Caeiro (vice-reitor da Universidade Aberta), José Eduardo Franco (diretor da CIDH-UAb), Celestina Neves (presidente da Junta de Freguesia de Azeitão), Alexandrina Pereira (presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama), Susana Alves-Jesus (presidente do IECCPMA) e João Relvão Caetano (coordenador do polo do CLEPUL da UAb).

 

 Seminários à Hora do Almoço | outubro-dezembro 

    Entre outubro e dezembro realizaram-se diversas sessões dos Seminários à Hora do Almoço, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade Aberta (Lisboa), uma iniciativa do Círculo de Cipião – Academia de Jovens Investigadores, do CLEPUL, da CIDH-UAb e da Tertúlia Letras com Vida. 

 

Outubro:

  Dia 2, Da inexistência de Deus, segundo Shakespeare, Machado de Assis e Drummond, por Fernando Marques (Departamento de Artes Cénicas / Instituto de Artes da Universidade de Brasília).

Dia 9, Mármore Global: antiga e duradoura indústria global portuguesa, por Carlos Filipe (CECHAP).

Dia 11, O que é o Opus Dei: mito e história, por Pedro Gil (diretor do Gabinete de Informação do Opus Dei).

Dia 18, Novas missões; utopia e distopias; a experiência messiânica. O ano de 1917 na especificidade portuguesa, por Alexandre Honrado (Universidade de Lisboa).

Dia 20, A tentação do pacto auto(biográfico) em Caderno de memórias coloniais e O Retorno, por Ana Maria de Souza (UniRitter).

Dia 25, Mulheres e literatura: um panorama das escritoras rio-sul-grandenses no século XIX, por Mauro Póvoas (FURG). 

Dia 27, A União Europeia: passado, presente e futuro, por Carlos Zorrinho (deputado do Parlamento Europeu e professor catedrático da Universidade de Évora), na Universidade Aberta.

Novembro:

Dia 2, Viagens de Josefina Álvares de Azevedo, ontem, hoje e amanhã, por Marcelo Alves de Barros e Valéria Andrade (UFCG-Brasil). 

Dia 6, O Islão: uma visão cultural e geopolítica, por Ângelo Correia (perito em Relações Luso-Árabes).

Dia 13, Entre o passado e o presente: mulher e literatura, uma relação tão delicada, por Rosana Cássia Kamina (UFSC/CAPES/CNPq).

Dia 22, Uma Rádio de Serviço Público: passado, presente e futuro, por João de Almeida (diretor da Antena 2, Rádio Pública) e Luís Caetano (diretor de programas da Antena 2, Rádio Pública), na Universidade Aberta.

Dia 23, A ocupação humana do território de Mértola (c. sécs. VII-I a.C.): um encontro de dois projetos de investigação, por Francisco Fernández (Universidade de Sevilha) e Pedro Albuquerque (FCT, Universidade de Lisboa, Universidade de Sevilha).

Dia 29, A espiritualidade clandestina de José Saramago, por Manuel Frias Martins (Universidade de Lisboa).

Dezembro:

Dia 4, Turkey in Europe, por Mehmet Hasan Gö?ü? (Embaixador da Turquia), na Universidade Aberta.

Dia 13, A Maçonaria: História e Mito, por António Ventura (Universidade de Lisboa).

Dia 29, Património como capital simbólico e como valor acrescentado em termos económicos, por José António Falcão (Ministério da Cultura), na Universidade Aberta. 

Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa 

   Entre os meses de outubro e dezembro, o Círculo de Leitores publicou quatro novos volumes das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, projeto desenvolvido pela CIDH-UAb, em cooperação com o CLEPUL e com o Rómulo - Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho da Universidade de Coimbra, dirigido por José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais: o Primeiro tratado de cabala, coordenado por Manuel Curado; o Primeiro tratado de engenharia, coordenado por Décio Ruivo Martins; o Primeiro tratado jurídico, coordenado por Pedro Barbas Homem e Pedro Caridade de Freitas; e o Primeiro livro de cozinha, coordenado por Isabel Drumond Braga.