Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 31 22/10/2012

 

IAC PUBLICA A OBRA
«A POLÍTICA DOS POLÍTICOS – II VOLUME (ENTREVISTAS)» DE TIBÉRIO CABRAL

Numa edição do Instituto Açoriano de Cultura, encontra-se já nas livrarias o livro A Política dos políticos, II Volume (Entrevistas), da autoria do jornalista Tibério Cabral.

Trata-se, segundo o autor, dum documento importante para um melhor conhecimento, de um quarto de século, da sociedade açoriana - e também da sociedade portuguesa - sob os pontos de vista político, económico, social, cultural e religioso.

O livro prefaciado pelo historiador José Guilherme Reis Leite, inclui 94 entrevistas, publicadas entre 1984 e 2009 nos jornais Directo, Expresso das Nove, Diário Insular e A União, com personalidades da vida política regional e nacional, assim como com figuras destacadas do mundo da Cultura (Literatura e Artes) da Comunicação Social, da Igreja e da Educação.

Entre as muitas matérias abordadas, o autor centra a sua atenção no trabalho dos políticos e nas suas consequências no desenvolvimento da Sociedade Açoriana.

Esta obra contou com apoios da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; Presidência do Governo dos Açores/Direção Regional da Cultura e da Secretaria Regional da Educação e Formação.

Tibério Laureano Meneses Cabral nasceu a 17 de dezembro de 1957, na freguesia das Fontinhas, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira,
Concluídos os estudos primários, começou a trabalhar numa mercearia, como empregado de balcão, para ajudar a numerosa família de fracos recursos económicos, retomando mais tarde os estudos na Escola Preparatória Ciprião de Figueiredo e no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, tendo frequentado também o Liceu Nacional de Évora.
Durante 20 anos – março 1978 a janeiro de 1998 – foi funcionário do Rádio Clube de Angra, onde exerceu funções de locutor, realizador de programas e jornalista, tendo sido também responsável pela programação da Voz da Terceira.
Concebeu, produziu, coordenou e apresentou espetáculos comemorativos do 4º e 5º aniversários do programa Encontro, com a participação de artistas locais e de Paulo de Carvalho e Carlos do Carmo.
Realizou e apresentou o programa “Viver A Cultura É Preciso”, da então Direção Regional dos Assuntos Culturais, emitido quinzenalmente em todas as estações de rádio dos Açores.
Foi ator e Presidente da Direção do Alpendre Grupo de Teatro, tendo participado no FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), no Porto.
Concebeu, realizou e apresentou os recitais de poesia “As Vidas Que Eu Já Vi” e “Não Posso Adiar o Coração”.
Como jornalista trabalhou nas redações do Rádio Clube de Angra, Diário Insular, a União e Expresso das Nove.
Pensionista desde março de 2012.
É autor dos livros de entrevistas “O Que Eles Disseram” (1998), edição da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, patrocinada pela Direção Regional da Cultura; “A Política dos Políticos – 1º Volume – Entrevistas” (2001), edição da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, com o patrocínio da Direção Regional da Cultura; “Igreja – Virtudes e Pecados” (2004), edição do Instituto Açoriano de Cultura, com o patrocínio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.