Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 25 20/08/2012

 

IAC PUBLICA
«A OBRA LITERÁRIA DE BERNARDO MACIEL – EDIÇÃO CRÍTICA DE MARIA DE JESUS MACIEL»

 


Acaba de ser publicada a mais recente edição do Instituto Açoriano de Cultura intitulada A Obra Literária de Bernardo Maciel – Edição Crítica de Maria de Jesus Maciel, que será apresentada ao público no próximo dia 22 de agosto (quarta-feira), pelas 20h00, no auditório municipal das Lajes do Pico. A apresentação da obra estará a cargo de Luiz Fagundes Duarte.

Este trabalho, da autoria de Maria de Jesus Maciel, tem por base a recuperação dos manuscritos do poeta picoense Bernardo Maciel, reconstituindo os seus textos literários e preparando-os criticamente para disponibilizar agora ao público, a fim de dar a conhecer um património cultural perdido e desconhecido, desde a sua morte em 1917. Trata-se, assim, de uma edição póstuma em relação ao poeta que deixou a sua obra praticamente inédita.

Manuel Bernardo Maciel nasceu a 4 de junho de 1874, no lugar da Aguada, em São João do Pico e faleceu na mesma freguesia, em 22 de março de 1917. Desde o início, revelou-se bom aluno. Uma inteligência precoce em tudo o que aprendia, com gosto pela leitura e pelas histórias nela contidas. A 28 de setembro de 1888 Manuel Bernardo Maciel, foi admitido, como aluno no Curso de Preparatórios do Seminário Diocesano de Angra do Heroísmo. Inicia, então com 22 anos, uma carreira sacerdotal que iria exercer toda a vida, e duma forma singular. O dom da palavra que tão bem assentou na missão escolhida, era uma das caraterísticas que mais evidenciava o ser afetivo em extremo que ele era, com necessidade contínua de expandir-se. Esteve presente na comunicabilidade viva do dia-a-dia, e foi deveras apreciada nos sermões que proferiu, quer em ambiente estritamente paroquial em toda a ilha de São Jorge, quer mais tarde, quando por contingências da Primeira Guerra Mundial viveu, entre 1914-1915, nos Estados Unidos da América.

Maria de Jesus Maciel é natural de S. João do Pico, onde nasceu em 1946. Fez os seus estudos liceais na cidade da Horta e em Angra do Heroísmo (1969). É licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1976), Mestre em Estudos Portugueses – Literatura e Cultura Portuguesa (1994) e Doutorada em Cultura Portuguesa (séc. XX) pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Professora de História no Ensino Liceal e Secundário e de Cultura Portuguesa, no Ensino Superior, atualmente dedica-se à investigação. Para além de comunicações e trabalhos apresentados em colóquios, revistas e jornais, publicou os livros: Imagens de Mulheres – estudo das representações femininas nos provérbios açorianos e nos contos do Padre Diniz da Luz, em 1999; A Filarmónica "Recreio dos Pastores" – 1907-2007 – Um percurso de sons e de memórias, em 2007; Casa do Povo de São João – Uma Casa de Abril, em 2009; e A Casa do Espírito Santo, em 2011.