Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 43 09/11/2011

IAC APRESENTA LIVRO DE POESIA DE DEKA PURIM

O Instituto Açoriano de Cultura acaba de publicar um livro de poesia intitulado Rio Virando Mar, da autoria de Deka Purim, que será apresentado no próximo dia 12 de Novembro (Sábado), pelas 21h00, na Carmina Galeria, ficando a apresentação a cargo do Dr. José Carlos Vasconcelos.

Pretende-se com a publicação deste livro divulgar a primeira "aventura literária" de uma imigrante proveniente do Brasil e radicada nos Açores, que mostra uma perfeita integração no meio onde habita assimilando a sua cultura.

Valdeci Purim nasceu em Curitiba, capital do Estado do Paraná, sul do Brasil, onde fez estudos em Trabalho Social. No final dos estudos universitários, emigrou para o Canadá, onde permaneceu, em Montreal, durante onze anos e experimentou a condição de emigrante. Depois, por razões do coração, fixou-se nos Açores, na Terceira, onde reside e trabalha desde 1997. Desde então, considera-se 'quase em casa', não somente por viver integralmente em português, mas também por trazer desde a infância marcas da cultura açoriana, tão presentes nos usos e costumes da Região Sul brasileira. Se a MPB e a bossa nova a influenciaram a ponto de se ter tornado cantora durante vários anos, ainda que não profissional, só há poucos anos iniciou a aventura da escrita. Este é o seu primeiro livro.

José Carlos de Vasconcelos nascido em Paços de Ferreira em 1940. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra iniciou a carreira em 1966 no Diário de Lisboa. Foi dirigente da Associação Académica de Coimbra e do Sindicato dos Jornalistas e deputado à Assembleia da República eleito pelo extinto Partido Renovador Democrático, de que foi um dos fundadores.
Foi director-adjunto do Diário de Notícias e um dos fundadores do semanário O Jornal, de que veio a ser director. Actualmente pertence à direcção editorial da revista Visão e é director do Jornal de Letras.