Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 42  05/11/2008

IAC apresenta livro sobre a Sé de Angra



O IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta, na próxima segunda-feira, dia 10 de Novembro, pelas 21h00, na sua galeria ao Alto das Covas, uma obra de Mateus Laranjeira intitulada São Salvador de Angra: uma catedral sebástica.

A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Arq.º João Vieira Caldas, (doutor em História de Arte, docente no Instituto Superior Técnico e consultor do Projecto do Inventário do Património Imóvel dos Açores), que emprestará à iniciativa o seu grado contributo na análise e explicação do teor da obra.

Segundo o autor, “este trabalho tem por objectivo o estudo da arquitectura da Sé Catedral de Angra do Heroísmo. Trata-se de um edifício que, talvez pela sua situação periférica, não teve até hoje uma aprofundada abordagem que o identificasse como testemunho arquitectónico da época a que pertence, mas também que o inserisse devidamente na História da Arte Portuguesa, sendo que este trabalho visa colmatar essa falta, propondo-se focar a Sé de Angra no seu contexto histórico, descrever a sua arquitectura, analisá-la formal e criticamente para, por fim, discorrer sobre a sua autoria”.

O lançamento desta obra – que decorre de uma monografia realizada no âmbito de um trabalho de investigação para o Seminário em História da Arte Portuguesa, última etapa da Licenciatura em Património Cultural – terá a sua apresentação inserida no âmbito da “semana da Diocese”, o que acontece na sequência de uma parceria estabelecida com a Diocese de Angra e constitui-se como uma das obras que o IAC-Instituto Açoriano de Cultura concretiza para assinalar o 25º aniversário da inclusão da cidade de Angra do Heroísmo na Lista dos Bens Património da Humanidade da UNECO, em 1983.