Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 17  19/05/2008

IAC Publica Actas do Colóquio «Os Açores e a Revolta de 1931»

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura acaba de colocar nas bancas e nas livrarias um livro com as comunicações apresentadas no âmbito do colóquio «Os Açores e a Revolta de 1931», levado a efeito por aquele Instituto, em 2006, quando se assinalaram os 75 anos daquela Revolta.

São publicadas nestas actas as comunicações de Luís Farinha “«Agora ou nunca»: combates pela Liberdade nos Açores. A revolta de 1931”; de Armando Malheiro da Silva “Norton de Matos e as diferentes maneiras de ser contra o 28 de Maio de 1926. As revoltas de 1931, o reviralhismo e/ou a «via ordeira»”; de José Olívio Rocha “As razões dos oficiais residentes na Terceira que não participaram na Revolta na Madeira e nos Açores no ano de 1931”; de Rui Carita “A Revolta da Madeira de 1931. Enquadramento regional”; de Célia Reis “Os Açores na Revolta de Abril de 1931”; e de Carlos Enes “Os açorianos na oposição a Ditadura Militar”.

Segundo Jorge Paulus Bruno, Presidente da Direcção do IAC, “esta obra reúne, em cerca de 174 páginas, vários e importantes contributos de diversos estudiosos sobre esta temática, constituindo assim uma valiosa ferramenta para a compreensão de mais um importante episódio da História dos Açores num contexto e numa dinâmica nacional”.