Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 50 07/12/2007

IAC edita livro de João Maria Mendes sobre a Assembleia Legislativa Regional dos Açores e as Relações Externas de Portugal


O IAC-Instituto Açoriano de Cultura lança ao público, na próxima segunda-feira, dia 10 de Dezembro, pelas 20h00, na sua Galeria ao Alto das Covas, o livro da autoria de João Maria Mendes intitulado A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e as Relações Externas de Portugal.

A apresentação estará a cargo de Álvaro Monjardino, a que se seguirá uma mesa redonda sobre o tema, moderada por Carlos Amaral, com a participação de Álvaro Monjardino, João Maria Mendes, Jorge Valadão dos Santos e Luiz Fagundes Duarte.

Esta mais recente edição do IAC constitui o texto da dissertação para provas de mestrado em Relações Internacionais apresentada na Universidade dos Açores, por João Maria Mendes, sob a orientação de Carlos E. P. Amaral. O livro tem 264 páginas e é acompanhado por um CD-ROM em anexo, que contém os acordos celebrados entre Portugal e os Estados Unidos da América.

De acordo com Carlos Amaral, autor do prefácio desta obra, “Explorando, em pormenor, os debates e os relatórios parlamentares ao longo das várias legislaturas, este livro valoriza a Assembleia Legis­lativa Regional dos Açores e o papel que desempenhou no processo de afirmação da autonomia regional e de consolidação da região como sujeito político, quer a nível interno, quer a nível externo, europeu e internacional. “Este trabalho de João Maria Mendes que agora se publica passará, seguramente, a constituir referência incon­tornável, seja para todos aqueles que, na sua peugada, se propuserem estudar a projecção externa da autonomia açoriana, seja para os agentes encarregados de a definir e de a implementar na prática concreta. “

João Maria Mendes, nasceu na freguesia das Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo, em 17 de Setembro de 1954. Tem o Curso de Teologia do Seminário Episcopal Angrense; licenciatura e “curriculum ad laurea” em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Lateranense; Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica Portuguesa; pós-graduação em Direito Regional pelas Universidade de Lisboa/Universidade dos Açores; mestrado em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores. Foi professor de Direito Canónico do Seminário Episcopal Angrense e Juiz do Tribunal Episcopal da Diocese de Angra. É Cavaleiro Capelão do Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e Capelão Magistral da Soberana e Militar Ordem de Malta, bem como sócio do Instituto Açoriano de Cultura e do Instituto Histórico da Ilha Terceira.