Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 22 20/06/2007

IAC e ICPDL apresentam CD-ROM «Obra Científica de Francisco de Arruda Furtado»

O Instituto Açoriano de Cultura e Instituto Cultural de Ponta Delgada, promovem, com a colaboração da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a apresentação do CD-ROM «Obra Científica de Francisco de Arruda Furtado», que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 21 de Junho, no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, pelas 21h30.

Esta apresentação ocorre no dia em se que assinala a passagem dos 120 anos sobre a morte daquele naturalista, nascido na ilha de São Miguel. Nesta ocasião de homenagem a Arruda Furtado serão palestrantes o Professor Doutor Luís M. Arruda e o Professor Doutor José Brandão da Luz.

O projecto de disponibilizar a obra científica de Arruda Furtado em formato digital, iniciado há cerca de um ano, nasce no quadro de uma parceria entre os dois Institutos e contou com a estreita colaboração do Prof. Doutor Luís Arruda, responsável pela introdução, levantamento e estudo da obra que agora é lançada.

A obra encerra os principais trabalhos de cariz científico do naturalista, trabalhos esses que abrangem um vasto conjunto de temas, alguns deles polémicos, na época, pelos resultados apresentados. A juntar à Obra Científica, disponibiliza-se ainda, no mesmo CD-ROM, a sua Correspondência Científica.