Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 26  09/08/2006

Apresentação da Gravura de Georg Hartung Ilha Graciosa

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e o Museu da Graciosa promoveram uma edição facsimilada de uma gravura da ilha Graciosa, de 1860, da autoria do geólogo alemão Georg Hartung. A apresentação terá lugar no próximo dia 12 de Agosto, sábado, pelas 21h30, no salão nobre dos Paços do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, por ocasião das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres daquele concelho.

Pioneiro alemão da geologia, Georg Hartung é autor de múltiplos livros de viagens e de um conjunto de trabalhos de grande qualidade sobre as ilhas da Macaronésia, em especial sobre as Canárias e os Açores. A obra Die Azoren in ihrer ausseren erscheinung und nach ihrer geognostischen Natur, publicada em 1860 na cidade de Leipzig, contém um conjunto de ilustrações de grande interesse científico e, apesar dos 150 anos já decorridos após a sua publicação, mantém interesse para o conhecimento da geologia das ilhas.

Na ocasião será proferida uma conferência sobre a «Arquitectura da Água na ilha Graciosa» pelo Dr. Jorge A. Paulus Bruno, Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura.