Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 8  07/03/2006

Apresentação ao público da obra Memória Genealógica das Famílias Faialenses


No próximo dia 10 de Março será lançado ao público na cidade da Horta, a edição do manuscrito, datado de 1851, de Francisco Garcia do Rosário, intitulado Memória Genealógica das Famílias Faialenses numa edição do IAC-Instituto Açoriano de Cultura.

O lançamento da obra terá lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, pelas 21h00, com apresentação por José Elmiro Teixeira da Rocha.

Trata-se de um documento manuscrito, inédito, de meados do século XIX, à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta e que pela chancela do IAC-Instituto Açoriano de Cultura passa a ficar acessível ao público interessado na genealogia faialense.

Ao fazer sair do esquecimento a Memória Genealógica das Famílias Faialenses de Francisco Garcia do Rosário, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura contribui significativamente para a compreensão da geografia humana da ilha do Faial da centúria de oitocentos. Este contributo tem passado também pela disponibilização ao público de um conjunto de significativas fontes para a história da ilha do Faial no século XIX, desde logo através da tradução e publicação em Língua Portuguesa dos Anais da Família Dabney no Faial, de Roxana Dabney, em três volumes, e também através da documentação do Consulado dos E.U.A. nos Açores (estabelecido no Faial de 1795 a 1897), em dois CD-ROM’s, com cerca de sete mil documentos, que têm saído ao público com a chancela do IAC-Instituto Açoriano de Cultura.