A correspondência dos cônsules dos Estados Unidos da América nos Açores, entre o período de 1795 e 1906, existente nos National Archives of the United States, está agora ao alcance dos investigadores e estudiosos interessados numa edição em dois CD's, por iniciativa do IAC-Instituto Açoriano de Cultura.
São cerca de 7 mil fotogramas organizados em 12 pastas (correspondentes a 12 rolos de microfilmes) que agora se encontram reunidos em dois CD's editados pelo IAC e que podem ser lidos em qualquer computador.
O CD-1 contém a documentação correspondente ao período de 1795 a 1863, enquanto o CD-2 abarca o período de 1863 a 1906.
Recorda-se que os primeiros cônsules dos Estados Unidos nos Açores, desde 1795 a 1897, residiram na ilha do Faial (uma vez que esse cargo foi desempenhado por elementos da celebre família Dabney), data a partir da qual o consulado passou para a ilha de S. Miguel.
A edição destes CD's – que colocam ao alcance do público em geral esta importante documentação sobre as relações comerciais e sociais entre os Estados Unidos da América e os Açores durante o século XIX – foi desenvolvida com o recurso a um software específico, designado ContentE v.1.D, cedido pela Biblioteca Nacional, de Lisboa, para o efeito.
Esta obra encontra-se à venda na Livraria Virtual