Dina Matos Ferreira

É licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, onde efectuou também o Curso de Ciências da Informação, no âmbito do qual apresentou uma tese intitulada "Vitorino Nemésio - Micromemórias do Jornalismo".

Frequentou, na Universidade de Georgetown , em Washington D. C., um Seminário sobre "Lobbying Act and Legal Procedure" e especializou-se em "Opinião Pública" na Universidade de Navarra, Espanha.

Foi adjunta do Secretário de Estado Adjunto da Presidência do Conselho de Ministros (1991/92), Membro do Conselho Consultivo do Instituto das Comunicações de Portugal (1991/92) e Membro da Comissão Nacional de Eleições (1992/94).

Exerceu as funções de jornalista do quadro de pessoal do jornal "Diário de Notícias" (1992/94), na Secção de Política Internacional - onde, entre outros trabalhos, se destaca a cobertura das eleições norte-americanas em 1992 como enviada especial - e Redacção Norte.

Além de advocacia (1994), exerceu também funções de docência na Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas - Curso de Comunicação Social e Cultural (1995/96), de colaboradora do Ministério do Ambiente, na área da Comunicação - Gabinete dos Assuntos Comunitários e Cooperação e Gabinete Técnico de Emergência, DGA (1994/96) e de consultora na área de assessoria mediática (1994/96).

Na Ordem dos Advogados (Porto), em 1994, apresentou um dissertação subordinada ao tema "Advocacia e Lobbying - Implicações Éticas".

É autora das seguintes publicações:

Análise de Alguns Contos de Manuel Boaventura, Esposende, 1987
Os Portugueses e a Imprensa, Ed. UCP, 1991
Maketing Político e Democracia, in "Marketing Político", Ed. CETOP, Lisboa, 1996
Vitorino Nemésio - Micromemórias do Jornalismo, Col. Ínsula, IAC, 1997.