Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas

Os sumários e os documentos apresentados no CD-ROM-1 «Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas – Guerra y Marina (1590-1605)» são o resultado de duas missões de investigação promovidas pelo IAC-Instituto Açoriano de Cultura junto do Archivo General de Simancas, com o objectivo de localizar e sumariar a documentação existente naquele arquivo referente aos Açores.

Estas missões foram realizadas por dois investigadores (José Jorge David de Freitas Gonçalves e João Manuel Dinis da Silva Ventura), num total de permanência no Archivo General de Simancas de seis meses, com base num protocolo celebrado entre o IAC-Instituto Açoriano de Cultura, o Centro de Estudos Gaspar Frutuoso (da Universidade dos Açores) e o Centro de História de Além-Mar (da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). No quadro deste protocolo, competiu às duas últimas instituições a orientação científica e metodológica da investigação e à primeira a coordenação geral do projecto.

Suportaram financeiramente as duas missões a Direcção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores e a Fundação Calouste Gulbenkian.

O interesse da edição deste CD-ROM-1 com o levantamento das fontes açorianas existentes no Archivo General de Simancas radica essencialmente no pressuposto da existência naquele arquivo de importante documentação para a História dos Açores ainda por encontrar e explorar, essencialmente referente ao período correspondente à União Dinástica.

Se aos primeiros anos da década de 80 da centúria de quinhentos corresponde, compreensivelmente, uma maior abundância de documentação sobre os Açores ou com importantes referências a eles, este é também o período em que se fixaram os poucos investigadores que realizaram pesquisas naquele arquivo. Por esta razão, decidiu-se iniciar a pesquisa a partir de 1590, no Fundo Guerra y Marina (que integra mais de 4000 legajos) por se tratar do núcleo documental porventura mais promissor para o objecto desta investigação.

Ao longo dos seis meses em que decorreram as duas missões, foram localizados (legajos 280 a 652) e sumariados 1626 documentos com interesse para a História dos Açores (balizados cronologicamente entre 4 de Janeiro de 1590 e 18 de Junho de 1605), dos quais obtivemos reprodução de 246 que se relacionam directamente com assuntos militares e fortificações.

São estes sumários e documentos, acompanhados por uma planta e um desenho que deles fazem parte, que constam deste primeiro CD-ROM, cuja edição é feita com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Outros CD-ROM se seguirão, na sequência da continuação da pesquisa iniciada.

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, na qualidade de promotor desta iniciativa, deixa expresso o seu agradecimento aos Professores Doutores Artur Teodoro de Matos e Avelino de Freitas Meneses – então directores dos Centros com quem estabeleceu o protocolo de colaboração que viabilizou cientificamente este projecto – a inteira disponibilidade e apoio que prestaram à sua concretização.

Fica também registado um agradecimento à Fundação Calouste Gulbenkian e à Direcção Regional da Cultura dos Açores pelo apoio financeiro que asseguraram a este projecto.