Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2005
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
(IN)DEFINIÇÕES ATLÂNTICAS
por Sandra Rocha
Exposição virtual de Fotografia da Macaronésia
 

Museu Jorge Vieira, Beja
10 a 29 de Março

Convento da Madre de Deus da Verderena, Barreiro
28 de Janeiro a 4 de Março

Em 2006, este trabalho foi apresentados nos seguintes locais:
Centro Multimédia de São Roque, Pico — 21 de Maio a 16 de Junho
Reitoria da Universidade da Madeira — 29 de Junho
Academia das Artes dos Açores — 6 a 29 de Julho
Carmina Galeria de Arte Contemporânea — 28 de Outubro a 12 de Novembro

Newsletter

INFORMAÇÃO AOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

IAC LEVA A MACARONÉSIA AO CONTINENTE

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta a exposição de Sandra Rocha (IN)DEFINIÇÕES ATLÂNTICAS, no Convento da Madre de Deus da Verderena, no Barreiro, de 28 de Janeiro a 4 de Março.

Esta exposição que decorre de um desafio apresentado à fotógrafa Sandra Rocha, por aquele Instituto, para a realização de uma exposição fotográfica com conteúdos dos quatro arquipélagos que integram a Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), foi mais uma das actividades que o IAC-Instituto Açoriano de Cultura desenvolveu no âmbito do PAAD-Projecto Atlântico de Arte Digital, de que foi chefe de fila.

A iniciativa de apresentação na cidade do Barreiro surge através de uma parceira estabelecida entre o IAC-Instituto Açoriano de Cultura e autarquia local, que tutela o Convento da Madre de Deus da Verderena e que pretende promover a divulgação de trabalhos com o intuito de permitir um melhor conhecimento da região da Macaronésia e dos arquipélagos que a compõem.

Como defende Jorge A. Paulus Bruno, Presidente do IAC “esta exposição cumpre deste modo um dos grandes objectivos que levaram à sua concretização, permitir a divulgação e conhecimento, através da imagem, de uma região que apesar dos obstáculos físicos, não é tão diferente como se julga. É, pelo contrário, uma região onde é possível encontrar imensos traços comuns de adaptação cultural e social às ilhas.”

Do decurso do corrente ano está ainda prevista a apresentação da exposição em Beja, Castro Verde e Almodôvar, na região do Alentejo, em Boticas, em Trás-os-Montes, e nas Lajes do Pico.

Recorda-se que Sandra Rocha, desde 1997 – ano anterior ao da concretização do curso de fotografia no AR.CO. – trabalha na área de fotografia e tem direccionado o seu trabalho para o fotojornalismo. Trabalhou quatro anos no diário “A Capital”, optando de seguida pelo trabalho de freelancer dedicado à fotografia documental, elegendo a sociedade como o seu palco preferido. Ultimamente tem dado prioridade aos seus projectos pessoais de fotografia e cinematografia, mas colaborando sempre com publicações nacionais (“Grande Reportagem”, “Notícias Magazine” e “Egoísta”) e internacionais (“Photo Nouvelle”, “Chasser D’image”, “Response Photo”, entre outras).

Angra do Heroísmo, 25 de Janeiro de 2007
O Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura
Jorge Augusto Paulus Bruno


Exposição virtual



Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2007-03-13