Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2004
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
Jorge Kol de Carvalho
Exposição de maquetas
 

Dando continuidade à realização de debates sobre arquitectura contemporânea, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura leva a efeito no próximo dia 25 de Setembro (sábado), pelas 15h:00, na Delegação do Turismo da Ilha Terceira (à Rua Direita, n.º 74) a apresentação de uma exposição de 4 maquetas de arquitectura do Arq. Jorge Kol de Carvalho com uma abordagem sobre o tema pelo Arq. Vítor Mestre, a que seguirá um debate.

A exposição intitulada 4 A 4 são quatros objectos de arquitectura de pequena dimensão, ou como usando a linguagem da fotografia de “pequeno formato”, e por isso facilmente comunicáveis através do A4. São projectos de grande similitude na dimensão, na abordagem projectual, na função e na desadequação formal perspectivada pelo promotor, 4 pontos comuns de união: na dimensão, pelo seu pequeno tamanho; na abordagem projectual, pelas volumetrias singulares assumidas; na função, porque são edifícios para equipamentos, edifícios desabitados ou que simplesmente conferem abrigo momentâneo, passageiro; na desadequação formal perspectivada pelo promotor em consequência da abordagem projectual, razão porque não saíram do A4, porque ainda não são arquitecturas.

Jorge Kol de Carvalho nasceu na ilha Terceira em 1948, fez o curso dos liceus entre 1958 e 1965 no Colégio Militar, em 1971 conclui o curso de arquitectura da ESBAL. De 1971 a 1976, integra a tempo inteiro a equipa dos Arquitectos António Matos Gomes e Jorge Teixeira Viana, onde já prestava colaboração desde 1968. De 1976 a 1978 é responsável pelo sector de arquitectura do GAT do Baixo Tâmega em Amarante, onde partilha a experiência com o colega Manuel da Silva Lessa. De 1978 a 1980, ingressa na ANA. EP, onde volta a encontrar o Arquitecto António Matos Gomes e colabora com os colegas Manuel Moreira e Domingos Rebelo, entre outros. De 1980 a 1984, a amizade que priva desde a ESBAL com o colega João Bento de Almeida, não deixa recusar o convite para colaborar no atelier Bento d’Almeida, Arqtos.. De 1984 a 1996, por dissolução do atelier da Conde Redondo, aceita o convite de Jorge Teixeira Viana para integrar o departamento de arquitectura da Consulmar – Projectos e Consultores, Lda.. Neste período, constitui também por diversas vezes equipa com o colega Vasco Massapina. Em 1994, no quadro da Consulmar, passa a ser responsável pela Delegação dos Açores e a residir em Ponta Delgada.

Esta exposição de maquetas estará patente ao público, na Galeria da Delegação de Turismo da Ilha Terceira, de 25 de Setembro a 1 de Outubro do corrente ano.

23 de Setembro de 2004
O Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura
Jorge Augusto Paulus Bruno

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2004-11-25