Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2004
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
 
 
Do desenho, do corpo e do branco e do negro
José António Flores
 

Ponta Delgada
Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada
De 8 a 31 de Janeiro de 2004

Biografia
Nasceu no Alentejo, Estremoz em 1940.

Participou em várias exposições de gravura, nomeadamente na Exposição Comemorativa dos 20 anos da Sociedade de Gravadores Portugueses. Foi convidado a expor na I Bienal da Gravura da Amadora, apresentada a seguir no Porto, na Cooperativa Árvore e em Lagos.

Participa na primeira exposição de pintura colectiva após o 25 de Abril de 1974, realizada na Galeria de Belém; na exposição "Novas Tendências do Desenho", na Sociedade Nacional de Belas -Artes em 1986; expõe na Casa do Alentejo; numa colecção de 20 Artistas Alentejanos, 1989; exposição "O Papel" na S.N.B.A. em 1993; participa em várias exposições do Grupo Paralelo, de que foi um dos fundadores.

Realizou os cenários e figuras para o bailado "Divergências" coreografado por Patrick Hurde; dirigiu várias exposições.

Esteve representado na I Exposição do cartaz em Portugal na F.I.L., e foi seleccionado para a mostra de Artes Gráficas "GrafiPorto83".

Foi responsável gráfico de várias publicações editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, de que se destacam as revistas Colóquio/Artes e Letras e Ciências, devendo-lhe esta última a sua concepção gráfica. Continuando a colaborar em vários Serviços da Fundação, tais como os Serviços de Música, Museu, Presidência, ACARTE, Educação, Bibliotecas Itinerantes e Fixas, Geral. No Serviço de Belas-Artes a que pertence tem realizado, ultimamente, grande parte das suas publicações.

Tem prestado colaboração a diversos organismos, devendo citar-se dentre eles: Cinemateca Portuguesa, Comissão dos Descobrimentos Portugueses, Instituto Português de Museus.

É professor na Escola António Arroio, Membro da Direcção da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Fez parte de júris em representação da Fundação Calouste Gulbenkian e da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Tem obras suas nas colecções de alguns museus e particulares.

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2004-11-03