Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2004
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
 
 
Planta antiga da Vila da Calheta (1882)
Apresentação da edição facsimilada pelo Dr. Jorge A. Paulus Bruno (Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura)
 

Descritivo:

Em 1882 foi elaborado o projecto para a construção do ramal que liga a Calheta à Fajã Grande (desde a Ladeira da Caldeira ao Chafariz do Portinho). Do respectivo processo (cujo original se encontra na Câmara Municipal da Calheta) consta uma planta a cores com a implantação no terreno deste troço de estrada.

Esta planta, que constitui um precioso documento de elevado valor artístico e informativo, representa a Vila da Calheta da segunda metade do século XIX.

Por decisão da Câmara Municipal da Calheta foi decidido proceder-se, em associação com o IAC-Instituto Açoriano de Cultura, à edição facsimilada desta valiosa planta.

A apresentação ao público da edição facsimilada ocorreu no âmbito do programa do Festival da Calheta e foi feita pelo Dr. Jorge A. Paulus Bruno (Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura) que falou sobre o projecto desta obra, que data do ano de 1882.

Ficha técnica

«Planta d’um lanço d’estrada municipal no Concelho da Calheta da Ilha de S. Jorge da Travessa da Cadeia ao Chafariz do Portinho», constante do «Projecto e orçamento relativo á construcção do primeiro lanço da estrada municipal entre a Villa da Calheta e Fajã Grande desde a Travessa da Cadeia ao Chafariz do Portinho Concelho da Calheta Ilha de São Jorge na extensão de 984,10 m. Elaborado em Junho de 1882. Trabalhos de campo de Thomé Gregorio Pereira da Silveira. Trabalhos de gabinete de Antonio Manuel da Silva Heitor».

Edição facsimilada (2004) de quinhentos exemplares (numerados de 1 a 500) do IAC-Instituto Açoriano de Cultura e da Câmara Municipal da Calheta. Original pertencente à Câmara Municipal da Calheta (638 x 321 mm).

 

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2004-12-20