Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2004
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
Ver conteúdo do CD
 
Baleeiros em Terra
Reportagem de rádio de Sidónio Bettencourt
 

Casa dos Açores do Porto
29 de Janeiro, pelas 21h 30m

Casa dos Açores de Lisboa
28 de Janeiro, pelas 21h 30m

Audição e projecção de um CD editado pelo Instituto Açoriano de Cultura com a reportagem Baleeiros em Terra, do poeta
e jornalista Sidóno Bettencourt. Sonorização e pós-produção de Raul Resendes, com fotografias de João Melo, Márcia Olival da Rosa, Raul Resendes e Sérgio Ávila. Participam na sessão o Presidente do Instituto Açoriano de Cultura, Dr. Jorge Augusto Paulus Bruno, como responsável pela edição, o autor com uma introdução e comentários e o Dr. Bartolomeu Dutra, com o canto à viola de algumas modas tradicionais da ilha do Pico.

Sinopse:
«...as baleias devotas choram os homens repartidos e ausentes... já não há ninguém para olhar por nós... a ilha na solidão dos sonhos...»
Sidónio Bettencourt in Deserto de Todas as Chuvas

No dia 24 de Setembro, pelas 21h:00, no Núcleo Museológico dos Altares, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura leva a efeito o lançamento de um CD multimédia com a reportagem radiofónica «Baleeiros em Terra», do jornalista Sidónio Bettencourt.

«Baleeiros em Terra» é uma reportagem de rádio da autoria do jornalista Sidónio Bettencourt, com sonorização e pós produção de Raul Resendes. Conquistou os grandes prémios «Reportagem Açores/rádio-95», «Clube Português de Imprensa-95» e representou a RDP no concurso internacional de rádio «Prémios Ondas da SER-95», em Barcelona.

De acordo com o autor, «Baleeiros em Terra» é uma declaração de amor aos homens e mulheres do Pico que, da terra e do mar, escreveram com suor devoção e tragédia o cântico persistente da sua luta histórica: a heróica saga de baleação. Segredos, silêncios, memórias, medos, mistérios. Gente incompreendida de um só rosto, muitas vozes, um só tempo. Um só lugar: Lajes do Pico. Este é um olhar possível sobre a realidade económica, social, cultural e religiosa de um povo de fé, querer e crer, ética e rituais, lendas e fantasias. A morte e a sobrevivência no santuário das baleeias.

Este CD que o IAC-Instituto Açoriano de Cultura editou com o apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico foi apresentado ao público no âmbito da Semana dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, no final do mês de Agosto com a presença do consagrado jornalista Adelino Gomes.

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura e o Núcleo Museológico dos Altares convidaram  o público para  ouvir a reportagem, provar de massa sovada com vinho de cheiro ou apreciar um dos nossos chás de ervas aromáticas.

22 de Setembro de 2004
O Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura
Jorge Augusto Paulus Bruno

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2005-02-07