Casa dos Açores do Porto
29 de Janeiro, pelas 21h 30m
Casa dos Açores de Lisboa
28 de Janeiro, pelas 21h 30m
Audição e projecção de um CD editado pelo Instituto Açoriano de Cultura com a reportagem Baleeiros em Terra, do poeta
e jornalista Sidóno Bettencourt. Sonorização e pós-produção de Raul Resendes, com fotografias de João Melo, Márcia Olival da Rosa, Raul Resendes e Sérgio Ávila. Participam na sessão o Presidente do Instituto Açoriano de Cultura, Dr. Jorge Augusto Paulus Bruno, como responsável pela edição, o autor com uma introdução e comentários e o Dr. Bartolomeu Dutra, com o canto à viola de algumas modas tradicionais da ilha do Pico.
|
Sinopse:
«...as baleias devotas choram os homens repartidos e ausentes... já não há ninguém para olhar por nós... a ilha na solidão dos sonhos...»
Sidónio Bettencourt in Deserto de Todas as Chuvas
No dia 24 de Setembro, pelas 21h:00, no Núcleo Museológico dos Altares, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura leva a efeito o lançamento de um CD multimédia com a reportagem radiofónica «Baleeiros em Terra», do jornalista Sidónio Bettencourt.
«Baleeiros em Terra» é uma reportagem de rádio da autoria do jornalista Sidónio Bettencourt, com sonorização e pós produção de Raul Resendes. Conquistou os grandes prémios «Reportagem Açores/rádio-95», «Clube Português de Imprensa-95» e representou a RDP no concurso internacional de rádio «Prémios Ondas da SER-95», em Barcelona.
De acordo com o autor, «Baleeiros em Terra» é uma declaração de amor aos homens e mulheres do Pico que, da terra e do mar, escreveram com suor devoção e tragédia o cântico persistente da sua luta histórica: a heróica saga de baleação. Segredos, silêncios, memórias, medos, mistérios. Gente incompreendida de um só rosto, muitas vozes, um só tempo. Um só lugar: Lajes do Pico. Este é um olhar possível sobre a realidade económica, social, cultural e religiosa de um povo de fé, querer e crer, ética e rituais, lendas e fantasias. A morte e a sobrevivência no santuário das baleeias.
Este CD que o IAC-Instituto Açoriano de Cultura editou com o apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico foi apresentado ao público no âmbito da Semana dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, no final do mês de Agosto com a presença do consagrado jornalista Adelino Gomes.
O IAC-Instituto Açoriano de Cultura e o Núcleo Museológico dos Altares
convidaram o público para ouvir a reportagem, provar de massa sovada com vinho de cheiro ou apreciar um dos nossos chás de ervas aromáticas.
22 de Setembro de 2004
O Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura
Jorge Augusto Paulus Bruno
|