Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2003
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
Tradições Orais – Corvo, São Jorge e Terceira
Edição em CD
 

No dia 18 de Julho, pelas 21H30, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, teve lugar o lançamento ao público de um conjunto de 2 CD’s editados pelo Instituto Açoriano de Cultura com recolhas de Tradições Orais açorianas efectuadas por Paulo Henrique Silva.

Como é do conhecimento geral, os Açores, mercê de variadas circunstâncias, constituem ainda hoje um espaço geográfico e humano substancialmente rico em manifestações populares no domínio da etnomusicologia. Como os CD’s agora editados comprovam, é possível, nos dias que correm, encontrar e registar expressões etnomusicais de carácter popular portadoras de características que remontam a um período relativamente longínquo da história destas ilhas senão mesmo, em alguns casos dada a sua simplicidade e rudeza, primitivo.

Por esta razão, Instituto Açoriano de Cultura entendeu ser importante a edição destes dois CD’s com recolhas recentes de manifestações de carácter etnomusical, realizadas por Paulo Henrique Silva em três ilhas dos Açores (Terceira, São Jorge e Corvo), na medida em que elas, para além de atestarem não só a sua própria riqueza como a sua existência ainda hoje, constituem também uma chamada de atenção para a necessidade de se proceder a um urgente levantamento e consequente inventariação sistemática, metodológica e cientificamente sustentada, deste património imaterial, cuja garantia de sobrevivência não pode ser assegurada por muitos mais anos e muito menos gerações.

Os CD’s, com vinte e nove registos sonoros – cuja apresentação em Angra foi efectuada por Manuel Rocha, músico da Brigada de Victor Jara – são acompanhados por um pequeno livro que, para além de sugestivas imagens, integra textos da autoria de Alfredo Saramago, José Alberto Sardinha, João Lobo Antunes, Manuel Rocha, Domingos Cunha, D. Januário Torgal, Nélio Lourenço e Victor Hugo Forjaz.

A edição do Instituto Açoriano de Cultura, com concepção gráfica do Pintor Rui Melo, foi patrocinada pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e pela Direcção Regional da Cultura.


2003-07-16
O Presidente da Direcção do IAC
Jorge Augusto Paulus Bruno

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2004-12-28