Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2001
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
 

A Praia nos inícios do Séc. XIX...

 

Por iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura e da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, foi apresentada ao público no dia 23, pelas 21.00 horas, no Bar Cultural – Étis, (Rua de Jesus, Praia da Vitória) uma edição facsimilada de um mapa da Praia datado de 1805, cujo original pertence à Biblioteca Nacional.

A apresentação foi feita pelo Doutor José Guilherme Reis Leite, que a propósito proferiu uma conferência intitulada «A Praia nos inícios do Séc. XIX. Visita guiada através de um mapa da época» com o apoio audiovisual de projecções globais e parciais do mapa em apreço.

No âmbito desta edição conjunta do Instituto Açoriano de Cultura e da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória foram feitas quinhentas reproduções do mapa numeradas de 01 a 500.

O mapa intitulado «Planta da Bahia da Villa da Praia, para Intiligencia do Molhe e Projecto do Ill.mo e Ex.mo Snr. Conde de S. Lourenço Governador e Capitão General das Ilhas Dos Açores», datado de 1805, tem uma legenda que assinala trinta e cinco construções (fortes, igrejas, ermidas, etc.) e lugares, o que reforça o seu interesse como documento de significativa importância para o estudo daquela vila na primeira metade do século XIX.

Apenas uma parte desta edição de quinhentos exemplares será colocada à venda pela Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, já no dia da sua apresentação ao público, de modo a satisfazer o interesse e procura por parte do público na sua aquisição.

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2004-12-28