Página inicial
Eventos Participantes Associados Características Administração E-learning
CHRONOS e-learning
Características do projecto
Resumo e objectivos do projecto Resumo técnico Fases 1 Fases 2 Fases 3
Breve resumo do projecto

O CHRONOS é um projecto de e-learning sobre História, Cultura e Geografia dos arquipélagos da Macaronésia que através da cooperação das entidades parceiras, irá criar conteúdos conjuntos, permitindo ter uma visão global da história das ilhas atlânticas que compõem a Macaronésia e criando um centro comum do património histórico-cultural das regiões, que sirva de repositório digital de documentação e publicações. O projecto pretende também motivar o desenvolvimento e produção de trabalhos inovadores que tenham por objectivo a investigação científica (na história, cultura e ciências sociais) sobre sectores comuns aos três arquipélagos, bem como apoiar publicações pesquisas que visem dar a conhecer a participação de minorias no desenvolvimento histórico e cultural das regiões. Este projecto tem como públicos alvo principais, para além das populações locais, as diásporas madeirense, açoriana, canariana e cabo verdeana, nomeadamente as segundas e terceiras gerações de emigrantes que foram perdendo o contacto com as suas regiões de origem.

Âmbito geográfico de intervenção do projecto
Açores, Madeira, Canarias e Cabo Verde. Em termos promocionais, o projecto será promovido em todos os países onde existirem embaixadas, consulados e representações diplomáticas portuguesas, espanholas e cabo verdeanas, totalizando 123 em Maio último.

Objectivos e actividades

Objectivo 1: Criar plataforma de e-learning sobre História, Geografia e Cultura das ilhas atlânticas
Actividade 1: Conceber, desenvolver e produzir uma plataforma de e-learning para conteúdos histórico-culturais
Actividade 2: Realizar 9 cursos em regime de e-learning com conteúdos de história, geografia e cultura das ilhas atlânticas
Actividade 3: Divulgar o portal de e-learning na diáspora da Macaronésia, nomeadamente em países como Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, África do Sul, Holanda e Brasil.

Objectivo 2: Promover o intercâmbio de trabalhos e de historiadores das ilhas atlânticas
Actividade 1: Realizar um encontro de investigadores
Actividade 2: Apoiar, através da publicação no portal de e-learning, trabalhos inovadores sobre história dos quatro arquipélagos.
Actividade 3: Publicar em papel e em formato digital trabalhos sobre história, geografia e cultura dos quatro arquipélagos.

Objectivo 3: Apoiar a criação de trabalhos inovadores no âmbito da cooperação entre investigadores culturais das ilhas atlânticas
Actividade 1: Realizar um encontro de estudiosos em defesa, investigação, divulgação e gestão do património cultural
Actividade 2: Promover a investigação de trabalhos inovadores sobre aspectos culturais das três regiões
Actividade 3: Centro de documentação sobre linguagens Silvadas do mundo

Objectivo 4: Certificar as acções de formação em regime de e-learning através da parceria com entidades do Sistema de Ensino
Actividade 1: Efectuar parcerias com entidades do sistema de ensino para a certificação das acções de e-learning no portal do projecto.
Actividade 2: Integrar em programas de cursos de história de entidades do sistema de ensino os trabalhos produzidos no âmbito do projecto.